PL propõe inclusão do Pantanal Tech MS no Calendário Oficial de Eventos do Estado
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 180/2025, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que inclui o Pantanal Tech MS no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
A matéria estabelece a realização anual do evento no último final de semana de junho. A programação deverá ocorrer na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Aquidauana. Portanto, será realizada sempre no mesmo período e local.
“A inclusão do evento, consolidado como o mais relevante instrumento de promoção da inovação e do desenvolvimento da região pantaneira, assegura maior previsibilidade institucional”, justifica o deputado Caravina. Segundo ele, isso possibilita um melhor planejamento por parte dos organizadores, parceiros e expositores. Além disso, potencializa a captação de investimentos, patrocínios e parcerias.
Sobre o Pantanal Tech
O Pantanal Tech é um evento que promove a interação entre diferentes atores envolvidos na produção sustentável do Pantanal. Além disso, tem foco em inovação tecnológica e conservação do bioma. O evento reúne produtores, empreendedores, comunidades tradicionais e o público em geral. Assim, promove discussões e apresentações de soluções sustentáveis para os desafios da região.
Ademais, o Pantanal Tech valoriza a cultura e o turismo local. Desse modo, amplia o reconhecimento das riquezas culturais e ambientais do território pantaneiro. Mais especificamente, o Pantanal Tech integra tecnologia, produção e conservação. Para isso, demonstra soluções sustentáveis para os desafios do Pantanal.
Ao mesmo tempo, aproxima a ciência da realidade do campo. Portanto, o evento fortalece a conexão entre conhecimento técnico e práticas sustentáveis. O evento também valoriza a cultura e o turismo, ao exibir produtos culturais e turísticos do Pantanal e conectar produtores, empreendedores e comunidades tradicionais.
Além disso, o Pantanal Tech promove o diálogo e a troca de experiências entre produtores, pesquisadores e demais interessados, visando discutir práticas sustentáveis e inovações tecnológicas.
Outro foco importante do evento está na agricultura familiar, agroindústria e agronegócio, buscando inserir o Pantanal na temática da Rota Bioceânica e na COP 30, considerando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
O evento ainda realiza vitrines tecnológicas, apresentando soluções inovadoras em áreas como manejo e conservação do solo, pecuária de baixo impacto e controle biológico, entre outras.
Por fim, o Pantanal Tech inclui espaços para comunidades indígenas, destinando áreas para exposição e venda de produtos criativos de comunidades pantaneiras.
O evento é realizado em Aquidauana (MS) e é considerado o maior evento de tecnologia da região pantaneira.
Acompanhe o trabalho dos parlamentares
Acompanhe toda a cobertura pelas mídias sociais oficiais, como Facebook, Instagram, X e Youtube. Além disso, acesse o Portal da ALEMS, onde você também encontra a galeria de imagens. Assista ao vivo pela TV Assembleia MS, nos canais 7.2, sinal aberto da TV ALEMS, e canal 9 da Claro NET TV, assim como no link TV ALEMS. O sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, ou, se preferir, no link Rádio ALEMS.
Fonte: ALEMS