No momento, você está visualizando ALEMS: Pantanal Tech MS pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos
PL versa sobre a inclusão do Pantanal Tech MS no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A matéria segue para análise da CCJR Foto: ALEMS

ALEMS: Pantanal Tech MS pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos

PL propõe inclusão do Pantanal Tech MS no Calendário Oficial de Eventos do Estado

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 180/2025, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que inclui o Pantanal Tech MS no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A matéria estabelece a realização anual do evento no último final de semana de junho. A programação deverá ocorrer na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Aquidauana. Portanto, será realizada sempre no mesmo período e local.

“A inclusão do evento, consolidado como o mais relevante instrumento de promoção da inovação e do desenvolvimento da região pantaneira, assegura maior previsibilidade institucional”, justifica o deputado Caravina. Segundo ele, isso possibilita um melhor planejamento por parte dos organizadores, parceiros e expositores. Além disso, potencializa a captação de investimentos, patrocínios e parcerias.

Sobre o Pantanal Tech

O Pantanal Tech é um evento que promove a interação entre diferentes atores envolvidos na produção sustentável do Pantanal. Além disso, tem foco em inovação tecnológica e conservação do bioma. O evento reúne produtores, empreendedores, comunidades tradicionais e o público em geral. Assim, promove discussões e apresentações de soluções sustentáveis para os desafios da região.

Ademais, o Pantanal Tech valoriza a cultura e o turismo local. Desse modo, amplia o reconhecimento das riquezas culturais e ambientais do território pantaneiro. Mais especificamente, o Pantanal Tech integra tecnologia, produção e conservação. Para isso, demonstra soluções sustentáveis para os desafios do Pantanal.

Ao mesmo tempo, aproxima a ciência da realidade do campo. Portanto, o evento fortalece a conexão entre conhecimento técnico e práticas sustentáveis. O evento também valoriza a cultura e o turismo, ao exibir produtos culturais e turísticos do Pantanal e conectar produtores, empreendedores e comunidades tradicionais.

Além disso, o Pantanal Tech promove o diálogo e a troca de experiências entre produtores, pesquisadores e demais interessados, visando discutir práticas sustentáveis e inovações tecnológicas.

Outro foco importante do evento está na agricultura familiar, agroindústria e agronegócio, buscando inserir o Pantanal na temática da Rota Bioceânica e na COP 30, considerando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

O evento ainda realiza vitrines tecnológicas, apresentando soluções inovadoras em áreas como manejo e conservação do solo, pecuária de baixo impacto e controle biológico, entre outras.

Por fim, o Pantanal Tech inclui espaços para comunidades indígenas, destinando áreas para exposição e venda de produtos criativos de comunidades pantaneiras.

O evento é realizado em Aquidauana (MS) e é considerado o maior evento de tecnologia da região pantaneira.

Acompanhe o trabalho dos parlamentares

Acompanhe toda a cobertura pelas mídias sociais oficiais, como Facebook, Instagram, X e Youtube. Além disso, acesse o Portal da ALEMS, onde você também encontra a galeria de imagens. Assista ao vivo pela TV Assembleia MS, nos canais 7.2, sinal aberto da TV ALEMS, e canal 9 da Claro NET TV, assim como no link TV ALEMS. O sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, ou, se preferir, no link Rádio ALEMS.

Fonte: ALEMS