O município de Ponta Porã iniciou (2/7) a imunização em massa em pessoas com mais de 18 anos. Conforme o calendário vacinal do município serão três pontos de vacinação e os moradores devem apresentar documentos originais: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Corumbá também divulgou o calendário de vacinação em massa. Na cidade que faz fronteira com a Bolívia, a imunização começará hoje para pessoas com 30 anos ou mais. A vacinação continua em Corumbá (3/7) com pessoas acima de 25 anos, e com mais de 18 anos, (4/7). A Secretaria de Saúde calcula vacinar entre 7 mil e 10 mil pessoas por dia. Mais de 300 pessoas estão sendo mobilizadas na campanha, sendo 90 vacinadores. A logística conta com o apoio de voluntários da Assistência Social, UFMS, Senac, Unicesumar e Exército.
As cidades integram os 13 municípios vão fazer parte do estudo de vacinação em massa com a liberação de 165.500 doses da Janssen feita pelo Ministério da Saúde. O estudo está sendo capitaneado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, que tem o apoio da Opas e é composto por diversas instituição, como Fiocruz, UFMS, Stanford university, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.
O coordenador da pesquisa, Julio Crodda, ressaltou que essas 165.500 doses serão utilizadas para um estudo de extrema importância apoiado pelo Ministério da Saúde e que essas doses não estavam previstas na distribuição regular da vacina. “Elas virão exclusivamente porque existe uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são doses adicionais de vacina, principalmente para gerar evidência científica para o Brasil e para o mundo da efetividade da vacina da Janssen para a nova variante Gamma (P1)”, enfatizou.
As imunizações em massa também vão contemplar as cidades de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Ladário. Fonte: Diário Digital