Com pesquisa sobre comunidades quilombolas no MS, estudantes do IFMS se classificam em 1º Lugar na IX Copa de Ciências do México
Assim, tudo começou em março de 2021 quando as estudantes do Mato Grosso do Sul, Samyra Jamilli Prestes e Isadora de Matos Morais, do sétimo semestre do Técnico em Informática do IFMS Campus Ponta Porã iniciaram as atividades no projeto de pesquisa.
Geoquilombolas: mapeamento e visibilidade das comunidades quilombolas do Mato Grosso do Sul, cadastrado no Edital 009/2021 de fluxo contínuo para seleção de projetos de pesquisa do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, o professor João Batista Alves de Souza e professora Ana Paula Macedo Cartapatti coordenam o projeto.
O objetivo do projeto Geoquilombolas era produzir um site das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul. Além disso, o projeto realizou o mapeamento da produção espacial das comunidades quilombolas no estado de Mato Grosso do Sul (Mapa interativo na página principal).
Com a criação do site Geoquilombolas, iniciou o mapeamento virtual das 22 comunidades quilombolas certificados pela Fundação Cultural Palmares (FCP).
Além da localização do território, conta com informações, vídeos, e imagens sobre a criação, organização, manifestações culturais, religiosas e o processo de resistência dessas comunidades.
As vinte e duas comunidades quilombolas estão localizadas em quinze municípios do estado do Mato Grosso do Sul, sendo que quatro desses municípios possui campus do IFMS; Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Dourados.
Participação em feiras e reconhecimento internacional
Em outubro de 2021 o projeto geoquilombolas foi apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã, FECIFRON 2021. O trabalho se classificou em 1º lugar na categoria Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e recebeu credenciais para o V Congresso Internacional de gestão e Tecnologias (V COINTER, PDVGT 2021) em Recife.
Além da Copa de Ciências no México e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que acontece entre os dias 14 e 26 de março na USP, São Paulo.
Estudantes do Mato Grosso do Sul
Como resultado, as estudantes Samyra e Isadora apresentaram o trabalho Geoquilombolas no início de dezembro de 2021. Samyra e Isadora se classificaram em 2º Lugar na modalidade 3 do V COINTER.
Em fevereiro de 2022, as estudantes apresentaram o trabalho na IX Copa de Ciências no México. Assim, se classificou em 1º lugar na área Ciências Sociais e Comportamental.
Por fim, além da classificação na feira mexicana as estudantes receberam credenciais para o ENCUENTRO DE JÓVENES INVESTIGADORES ESPAÑA. Contudo, o encontro vai ser realizado na Espanha no segundo semestre de 2022.
Fonte: Idest