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A IFMS desenvolverá projetos que levarão tecnologias educacionais a dez escolas públicas. As propostas aprovadas no edital IFMaker Educador.

IFMS desenvolve tecnologias educacionais para escola pública

Edital selecionou dez propostas para o desenvolvimento de materiais e soluções que atenderão escolas parceiras

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desenvolverá projetos que levarão tecnologias educacionais a dez escolas públicas. As propostas aprovadas no edital IFMaker Educador envolvem produção de materiais didáticos e/ou outras soluções tecnológicas aplicadas ao ensino.

Cada proposta selecionada receberá até R$10 mil para aquisição de materiais de consumo (custeio). Além disso, os projetos preveem a participação de estudantes bolsistas e voluntários, dos níveis médio e superior.

As bolsas serão concedidas aos estudantes pelo período de 11 meses, nos valores mensais de R$ 400 (nível médio) e R$ 700 (superior). Cada projeto pode ter dois bolsistas de nível médio ou um bolsista de nível superior.

O resultado final do processo seletivo e o ranking geral das propostas estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Projetos IFMS tecnologias educacionais 

Selecionadas propostas dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas..

Os projetos irão contemplar instituições de ensino da rede pública parceiras, que estarão envolvidas durante todo o processo de desenvolvimento do material ou solução. Além disso, haverá utilização dos laboratórios IFMaker dos campi, envolvendo professores, estudantes e gestores do parceiro.

As propostas deverão ser executadas pelo período de até 11 meses, entre setembro deste ano e agosto de 2024.

Selecionados

No ranking de pontuação das propostas, destaca-se o projeto “SolChef: Fogão Solar Inteligente com IoT”, coordenado pelo professor Luiz Felipe Freitas, de Corumbá, que obteve 80 dos 100 pontos possíveis.

O docente explica que o projeto propõe o desenvolvimento de um fogão solar com a utilização de Inteligência Artificial (IA).

“O fogão solar tipo caixa com IoT, tecnologia social objeto deste estudo, pode representar uma grande contribuição na redução da dependência de combustíveis fósseis e dos impactos ambientais associados, principalmente no campo e regiões ribeirinhas, favorecendo a preservação do Pantanal”.

Segundo Freitas, “adicionar a inteligência artificial (IA) a um aplicativo de controle do SolChef pode melhorar a eficiência do sistema, otimizar o uso de energia solar e oferecer recursos avançados de automação e sugestões de uso, como cardápios e controle de cozimento dos alimentos mais apurado e em tempo real”.

Também participam do projeto os professores Alessandra Carla Mendes, idealizadora do SolChef, e Afonso Leite, responsável pelo IF Maker do Campus Corumbá, que tem prestado suporte para o desenvolvimento da ideia.

Os demais projetos aprovados propõem o desenvolvimento de materiais ou soluções com o desenvolvimento da cultura maker, robótica, entre outros meios.

Confira o ranking geral das propostas aprovadas:

CampusProjetoCoordenador
CorumbáSolChef: Fogão Solar Inteligente com IoTLuiz Felipe dos Santos Freitas
Campo GrandeAplicação da cultura maker no monitoramento de horta em escola públicaFabiano Pagliosa Branco
CoximDa teoria à prática: materiais concretos transformando o ensino de Ciências – DouradosHugo Eduardo Pimentel Motta Siscar
Campo GrandeModelos Didáticos 3D Lúdicos e Inclusivos da área da QuímicaRegia Maria Avancini
CoximDa teoria à prática: materiais concretos transformando o ensino de Ciências – CoximMariane Ocanha
Ponta PorãMaker aplicado a educação e pisciculturaCelso Soares Costa
NaviraíDesenvolvimento e Implementação de Materiais Didáticos Inclusivos e Interativos para Escolas Municipais de Naviraí – MSDiego Barros e Silva
Nova AndradinaDespertando cientistas: Multiplicadores em energia renovável EólicaGrazieli Suszek
AquidauanaA Utilização da Robótica como Ferramenta de Ensino e AprendizagemVinicius de Araujo Maeda
Três LagoasA Contribuição da Cultura Maker na Inclusão Social, Através da Criação de materiais didáticos utilizados como tecnologia assistivaEstelio da Silva Amorim

IFMaker

São laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado instalados nos dez campi do IFMS. Os espaços também visam estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia, além de apoiar o ensino de conteúdos transversais.

Trata-se de um ambiente destinado à comunidade e aos estudantes, que prevê a realização de eventos, minicursos e palestras, além de ter projetos com foco na solução de problemas locais.

 

Fonte: ufms