IFMS abre inscrições para o Programa Mulheres Mil
Com 200 vagas em três opções de cursos, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com as inscrições abertas para o Programa Mulheres Mil, voltado a mulheres com idade mínima de 16 anos e em situação de vulnerabilidade social e econômica, e vítimas de violência.
Os cursos serão ofertados na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.
Além dos requisitos acima, é necessário ter ensino fundamental completo para participar. As candidatas selecionadas e com frequência nas aulas terão direito à Bolsa-Formação, auxílio financeiro para o custeio de alimentação e transporte, no valor total mensal de R$ 600.
Todos os cursos são presenciais e com duração de quatro meses, com três aulas por semana, com duração de 3 horas cada uma. Confira abaixo as vagas por cidade:
- Cuidadora de Idosos; Campus Campo Grande (40 vagas)
- Assistente Administrativa; Aquidauana, Corumbá e Dourados (40 vagas cada)
- Agricultora Orgânica; Ponta Porã (40 vagas)
A seleção será feita com base em critérios classificatórios que incluem faixa etária, situações de trabalho e risco, renda familiar e número de pessoas que moram na mesma casa.
Não há custo de inscrição para participar, e as inscrições devem ser realizadas até 1º de setembro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. Além disso, as candidatas devem preencher o formulário de inscrição (Anexo IV do edital disponível na página do IFMS) e anexá-lo ao sistema.
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil representa uma chance real de transformação social para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Afinal, o acesso à qualificação profissional é o primeiro passo para conquistar a autonomia. Visto que o auxílio financeiro oferecido garante a plena participação. Dessa forma, a iniciativa não apenas capacita estas mulheres, mas, sobretudo, as empodera.
Em suma, o programa contribui diretamente para romper o ciclo de violência e exclusão, promovendo a dignidade. Além disso, ele fortalece a independência econômica, o que é essencial para construir um futuro mais seguro. Portanto, o IFMS, em outras palavras, investe diretamente na mudança de vidas.
Fonte: IFMS