A montadora mostrou um protótipo em ação pela primeira vez em vídeo usando como “cobaia” o sedã Ioniq 6
Além de atuar no mercado automotivo, a sul-coreana Hyundai também está presente na área de robótica, a empresa uniu o melhor dos dois mundos e criou uma espécie de frentista robô para carros elétricos.
A novidade chamada de ACR (sigla em inglês para “automatic charging robot”) é uma ferramenta de recarga automática projetada para conectar e carregar um EV sem qualquer interação com humanos.
Como funciona o robô da Hyundai
Apresentando como conceito no ano passado, a montadora mostrou um protótipo em ação pela primeira vez em vídeo usando como “cobaia” o sedã Ioniq 6. Que aparece primeiro estacionando sozinho na vaga de carregamento.
- O ACR consegue “conversar” diretamente com o carro, que abre automaticamente a porta de recarga.
- Em seguida, um sensor de câmera 3D ajuda o robô a identificar a localização correta da entrada.
- Um braço robótico então conecta o carregador com cuidado no veículo.
- Depois que o processo é concluído, o ACR retira o plugue do carro sozinho e fecha a porta de carregamento para o motorista seguir viagem.
A montadora diz que, apesar de parecer simples no vídeo, o procedimento envolve uma série de variáveis. Como informações sobre o local exato onde o veículo está estacionado e da porta de carregamento, clima e até o peso do cabo utilizado. Tudo para garantir uma conexão mais segura.
Para que o ACR consiga operar no mundo real, o laboratório de robótica da Hyundai também construiu uma estação de carregamento externa feita sob medida para testar e aprimorar o robô em diversas condições climáticas, por exemplo.
Pensando nisso, o protótipo conta com certificação IP65, o que significa que é impermeável e resistente à poeira. Permitindo operar até em “ambientes extremos”, destaca a Hyundai.
“O ACR ajudará a tornar o carregamento de veículos elétricos mais fácil e conveniente (… ). Também melhorará a acessibilidade. Principalmente para pessoas com barreiras de mobilidade.” Disse, Dong Jin Hyun, chefe do Hyundai Group Robotics Lab.
A Hyundai também mencionou que a ideia é aumentar a eficiência do ACR com sistemas autônomos mais avançados. O que permitirá “carregar sequencialmente vários veículos estacionados” no mesmo local.
Apesar de não revelar muito, o plano é que o robô se mova entre vários veículos e consiga “pedir” que os carros se movam após o carregamento. Assim, liberando espaço para outro veículo, algo muito útil em estações de recarga muito movimentadas.
Quando o robô chega ao mercado?
Apesar dos avanços, o ACR ainda não está pronto para operação em larga escala. Aliás, a empresa mostrou mais sobre a sua tecnologia na Seoul Mobility Show 2023, que começou na quinta-feira (30).
Enquanto isso, confira o vídeo do robô frentista abaixo:
Fontes: tecnofanias, hyundai