No momento, você está visualizando Humap realiza primeira angioplastia de carótidas e amplia arsenal terapêutico para prevenção de AVC
Humap realiza primeira angioplastia de carótidas e marca avanço significativo na prevenção e tratamento do AVC Foto: Gov.com

Humap realiza primeira angioplastia de carótidas e amplia arsenal terapêutico para prevenção de AVC

Humap registra primeira angioplastia de carótidas

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), que é vinculado à Rede Ebserh, realizou sua primeira angioplastia de carótidas (24). Assim, marcou um avanço significativo na prevenção e também no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

O procedimento foi conduzido pela equipe da cirurgia vascular, na sala de Hemodinâmica, com o apoio de uma equipe multiprofissional. Dessa forma, o hospital demonstra integração entre diferentes áreas, além de reforçar o compromisso com a inovação e a excelência no atendimento.

A angioplastia de carótida é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um cateter inserido por via endovascular, geralmente por punção na artéria femoral, para acessar a artéria carótida. Nela, há inserção de um stent que restaura o fluxo sanguíneo adequado, reduzindo o risco de AVC ao impedir que placas de gordura instáveis causem obstruções ou embolias cerebrais.

Segundo o cirurgião vascular Dr. José Lacerda Brasileiro, os benefícios da técnica são amplos

  • Redução significativa do risco de AVC isquêmico;
  • Restauração do fluxo sanguíneo cerebral com menor risco de complicações;
  • Procedimento menos invasivo que a cirurgia tradicional, sem necessidade de incisão no pescoço;
  • Recuperação mais rápida, com internação média de 1 a 2 dias e retorno precoce às atividades cotidianas;
  • Opção segura para pacientes de alto risco cirúrgico. Assim, inclui aqueles com idade avançada. Além disso, abrange histórico de cirurgia prévia na carótida. Também considera cardiopatias graves. Ademais, contempla condições anatômicas desfavoráveis ao procedimento cirúrgico convencional.

O Dr. Alexandre Malta Brandão realizou o procedimento. Ele destacou o papel do Humap como hospital universitário. Assim, ressaltou a incorporação de tecnologias e a formação de profissionais. “Esse marco representa a união entre assistência de excelência e inovação. A integração entre tecnologia de ponta e pesquisa permite ampliar as opções terapêuticas para nossos pacientes. Além disso, contribui para o avanço no enfrentamento do AVC isquêmico”, afirmou o médico.

A equipe envolvida na primeira angioplastia de carótidas do Humap foi composta por

  • Equipe médica: Dr. Alexandre Malta Brandão, Dr. José Lacerda Brasileiro, e os médicos residentes Raphael Xavier e Beatriz Fernandez.
  • Equipe de enfermagem: enfermeiro Andson Areco e técnicos de enfermagem Sebastião Pereira, Anderson Oliveira e Adriano Sena.
  • Anestesista: Dra. Raísa Baraus.
  • Técnica em radiologia: Ana Graziela.

A realização do procedimento reforça o compromisso do Humap-UFMS com a excelência assistencial, o ensino e, ainda, com a inovação. Assim, promove avanços importantes na saúde da população sul-mato-grossense, visto que integra práticas de alta qualidade com desenvolvimento contínuo. Portanto, evidencia o papel fundamental da instituição no cenário regional.

Fonte: Gov.com/Ministério da Saúde