No momento, você está visualizando Hospital de Amor será inaugurado no segundo semestre em Dourados
Hospital de Amor em Dourados, será aberto para a população do município, no segundo semestre deste ano. Foto: Prefeitura de Dourados

Hospital de Amor será inaugurado no segundo semestre em Dourados

Hospital de amor em Dourados, será inaugurado para a população, no segundo semestre de 2025

As obras do Hospital de Amor em Dourados seguem para a etapa final e a inauguração e atendimentos vão ocorrer no segundo semestre deste ano. No dia (18) uma comitiva formada por diretores da Sicredi Centro-Sul MS/BA, o prefeito Marçal Filho, representantes da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (Apoiadores) e o diretor de desenvolvimento institucional do Hospital de Amor, Henrique Moraes Prata, vistoriaram as obras que entram na fase construção do contrapiso.

O município de Dourados é gestão plena do atendimento Sistema Único de Saúde (SUS) e a construção do Hospital de Amor. Conforme o prefeito, irá garantir mais conforto e qualidade no processo de atendimento aos pacientes de toda a região. “É uma obra importantíssima que tem a soma de esforços da sociedade, em específica da Sicredi Centro-Sul MS/BA. Que assumiu a construção de todo o complexo hospitalar”, destacou o prefeito. Ele ressaltou a importância de haver o engajamento da sociedade após as obras do prédio ser concluída, já que o grande desafio será o de manter a unidade, que será referência em atendimento a 25 municípios da região.

Marçal Filho ainda falou sobre a necessidade de cada setor da saúde oferecer o atendimento na área a qual detém especialidade e expertise

“Sabemos o quanto o Hospital de Amor é referência no diagnóstico e tratamento de câncer e precisamos fazer um alinhamento entre todos os envolvidos. Pois o objetivo é comum entre todos, o de curar o paciente”, acrescentou o prefeito. Ele lembrou que o Governo do Estado inaugurará o Hospital Regional ainda este ano. E a unidade deverá trabalhar em sintonia com o Hospital da Vida, da prefeitura, e o Hospital de Amor.

Henrique Moraes Prata, que é filho de Henrique Prata Junior, presidente do Hospital de Amor, explicou que a mesma tecnologia de ponta empregada na unidade de Barretos estará presente em Dourados. “Havia muita preocupação de as pessoas quererem buscar atendimento em Barretos. Mas graças a tecnologia, hoje temos o mesmo padrão de atendimento nas unidades espalhadas pelo país”, ressaltou.

A importância de uma gestão otimizada, conforme o diretor de Desenvolvimento Institucional, é um impacto positivo do Hospital de Amor na assistência social, na saúde do município e na forma como as instituições atuam. Segundo ele, a chegada do hospital em Dourados promove mudanças significativas na qualidade do atendimento prestado à população.

A médica Cristiane Iguma, diretora-presidente da Aapoiadores, diz que assim que a obra estiver pronta, haverá o início do processo de equipar o hospital

Os recursos já estão garantidos por meio de emendas parlamentares e o cerca de 2.400 atendimentos mensal realizados atualmente pelo Instituto de Prevenção Dourados, migrarão automaticamente para o Hospital de Amor. Em um primeiro momento, a unidade trabalhará com a prevenção do câncer de mama, de colo de útero, de pele e de boca. E também terá tratamento para as pessoas que precisam de quimioterapia e diagnósticos por imagem.

Por fim, o presidente da Sicredi Centro Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, destacou o orgulho pelo engajamento da sociedade douradense na concretização do hospital. Um projeto que também conta com o apoio dos mais de 150 mil associados. “É um orgulho e uma satisfação fazer parte desse projeto inspirador. A gente anda pelos 38 municípios da nossa área de atuação no Mato Grosso do Sul e vemos a comoção das pessoas quando falamos desse sonho que está saindo do papel. Já que muitas delas passam pelo enfrentamento da doença”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Dourados