Ação que poderia encerrar quase toda a produção de cinema e televisão dos Estados Unidos
O sindicato que representa alguns dos trabalhadores mais importantes de Hollywood votou pela aprovação de uma greve. Uma ação que poderia encerrar quase toda a produção de cinema e televisão dos Estados Unidos.
Membros da Aliança Internacional de Funcionários Teatrais e de Palco (IATSE), que abrange equipes de câmeras, mestres de cena, cabeleireiros e outros artesãos, dizem que estão trabalhando até a morte com horas exaustivas e sem garantia de descanso ou intervalo para refeição.
Os membros estão exigindo melhores condições de trabalho, bem como pagamento mais justo de serviços de streaming para cobrir sua parcela de trabalho.
Trabalhadores de Hollywood votaram esmagadoramente
Mais de 50.000 trabalhadores votaram esmagadoramente – 98% a favor e 2% contra – para aprovar uma interrupção do trabalho. Se eles realizassem a paralisação, a greve seria a maior paralisação trabalhista em Hollywood desde a Segunda Guerra Mundial.
As negociações entre o sindicato e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão foram interrompidas no mês passado, depois que o IATSE desistiu de um acordo.
O acordo teria melhorado salários e períodos de descanso, disse a Alliance, e incluiu uma pensão e plano de saúde de quase $ 400 milhões (£ 293 milhões).
Sindicato “falou alto e bom som”
No entanto, com a votação, o sindicato “falou alto e bom som”, disse seu presidente, Matthew Loeb.
“Esta votação é sobre a qualidade de vida, bem como a saúde e segurança daqueles que trabalham na indústria do cinema e da televisão”, disse seu comunicado na segunda-feira. “Para aqueles que estão na base da escala de pagamento, eles merecem nada menos do que um salário mínimo.”
Depois de meses de bloqueios de pandemia em 2020, o cinema e os aparelhos de TV de Hollywood cresceram nos últimos meses – e os membros da equipe dizem que as horas e as exigências feitas a eles se tornaram piores do que nunca.
Como muitos ao redor do mundo, os membros da equipe de Hollywood estão reavaliando como e quando querem trabalhar.
Ft: bbc