Nesta terça-feira (1), o Grupo UBU vai levar a arte e cultura a comunidades indígenas e quilombolas em Campo Grande, através do projeto “Escambo UBU Erê, confira
O projeto “Escambo UBU Erê – Festival para Infância e Juventude” dá início às suas atividades em abril com a apresentação do espetáculo “Pelega e a Porca Prenha – episódio A Mata do Pequi” na Comunidade Negra São João Batista. A sessão teatral será realizada nesta terça-feira (1), com o Grupo UBU percorrendo comunidades indígenas e quilombolas, na sede da associação da comunidade, às 15h30, na Rua Barão de Limeira, n.º 1750, bairro Santa Branca, em Campo Grande. Todavia, a entrada é gratuita e a classificação é livre.
Contemplado pelo edital Funarte Retomada 2024, a iniciativa tem como objetivo levar arte e cultura a comunidades quilombolas, aldeias indígenas e bairros periféricos, promovendo a inclusão social e o acesso ao teatro.
Para Anderson Bosh, diretor do Grupo UBU, contar com o apoio da Fundação Nacional de Artes é essencial para a continuidade do trabalho do grupo, que busca descentralizar a cultura e levar suas obras para espaços onde o engajamento social é forte. “Nosso compromisso vai além dos teatros tradicionais. Queremos garantir que comunidades estejam inseridas nos circuitos culturais e tenham acesso ao teatro, pois a arte é um instrumento poderoso de transformação social”, destaca.
De abril a outubro, o Grupo UBU percorrerá diferentes regiões de Campo Grande com apresentações e atividades culturais
A programação prevê o atendimento de seis aldeias indígenas e quilombos. Desse modo, com um total de 12 atividades, incluindo uma sessão de teatro e uma roda brincante por comunidade.
Para a liderança da Comunidade Negra São João Batista, Rosana Anunciação, receber o projeto é uma oportunidade de fortalecer o diálogo e a reflexão junto aos moradores da comunidade. “Ficamos motivados em receber o projeto de teatro porque acreditamos no poder transformador da arte. O teatro tem uma capacidade única de conectar as pessoas, expressar emoções e provocar reflexão. Além disso, a arte é uma ferramenta fundamental de inclusão social e expressão cultural”, afirma.
Além disso, a relação da comunidade com o teatro já é consolidada. “Já tivemos oficinas de teatro com membros da comunidade e, em 2011, criamos o grupo ‘Reis da Liberdade’, que realizou diversas apresentações na capital. Na época, foi uma semente de amor à arte cênica deixada aqui. O teatro é mais do que uma arte performática, é uma ferramenta de transformação social, reflexão e empoderamento”, argumenta Rosana.
Contudo, além das apresentações culturais, o projeto também prevê a oferta de bolsas, vagas remuneradas para funções como produção executiva, produção local, logística e mediação. “É uma forma que o ‘Escambo UBU Erê’ busca fomentar o conhecimento e o envolvimento de artistas e profissionais interessados em atuar no setor cultural”, diz o ator e produtor Edner Gustavo.
Por fim, a iniciativa conta com financiamento da Funarte, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e ao Governo Federal, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Da Setesc e do Governo do Estado. Para acompanhar a programação do projeto siga o Instagram (@grupoubu).
Serviço:
“Escambo UBU Erê – Festival para Infância e Juventude” – edital Funarte Retomada 2024
Data: terça-feira (1º de abril)
Horário: às 15h30
Local: Comunidade Negra São João Batista
Endereço: Rua Barão de Limeira, n.º 1750, bairro Santa Branca – Campo Grande
Entrada gratuita e classificação livre
Fonte: Gov.MS