Hemosul de Dourados volta nesta quarta
O Hemosul de Dourados voltará a atender os doadores nesta quarta-feira (18) a partir das 13h. Durante o feriado de Carnaval a unidade estava fechada e retorna hoje em horário especial com atendimento até às 17h. A partir de quinta-feira (19), o horário de atendimento do Hemosul Dourados volta ao normal, com funcionamento a partir das 7h.
A coordenação do Hemosul reforça que os tipos sanguíneos que precisam de doação urgente são os tipos O+ e O-.
“ O+ e O– tem alta demanda, mas todos os tipos são muito bem-vindos, porque nós precisamos fabricar as plaquetas. Então nós precisamos aumentar o nosso estoque de plaquetas e para isso precisamos aumentar o nosso número de doadores!”, reforça Márcia Tinós, coordenadora do Hemosul de Dourados.
Podem fazer a doação pessoas com idade de 16 à 69 anos. Menores de 16 e 17 anos devem ir com um responsável legal. Já doadores com 69 anos podem doar desde que já tenham doado uma única vez, até os 60 anos.
Para a doação de sangue, recomenda-se que o doador(a) vá alimentado, esteja em boas condições de saúde, leve um documento oficial com foto e pese mais de 51kg.
“Não tem nada que substitua o sangue, as pessoas que estão internadas no hospital só podem contar com a solidariedade do doador. O Hemosul Dourados atende todos hospitais de Dourados e de mais 10 municípios da região, então precisamos de doação constantemente. A doação é rápida!”, acrescenta Márcia.
Doação de Medula Óssea
Ao doar sangue, o cidadão também pode optar por fazer parte do cadastro do REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), desde que atenda os requisitos necessários. Para o cadastro no REDOME é necessária a coleta de uma pequena amostra de sangue. A doação de medula óssea é um procedimento seguro e voluntário, essencial para tratar doenças como leucemia.
“A pessoa pode vir fazer sua doação de sangue e já aproveitar e se cadastrar como doador de medula óssea desde que tenha até 35 anos. É simples e rápido, coleta só um tubinho a mais, mas a pessoa tem que pensar muito bem se ela realmente vai fazer a sua doação, para não gerar expectativa no paciente. No cadastro da REDOME ficam armazenados os dados, quando tem um paciente que precisa de doação de medula óssea, os dados são cruzados entre o paciente e doador e se ele for compatível ele é chamado para fazer novos exames. Por isso é algo que deve ser feito com muita seriedade!”, finaliza Márcia.
Serviço
Hemosul Dourados fica na na Rua Oliveira Marques, 2535 – Jardim Tropical, próximo ao Hospital da Vida. Telefone: (67) 3424-0400 e WhatsApp: (67) 98163-0863.
Fonte: Ascom Hemosul



