Grêmio Santo Antônio e Naviraiense, começam a decidir o Estadual Sub-20 no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, no próximo sábado (16)
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgou (11) a tabela detalhada da fase final do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense Sub-20, Naviraiense e Grêmio Santo Antônio garantiram lugar na final ao eliminarem, (9), Grêmio Real e Ivinhema, respectivamente, na rodada de volta da fase semifinal. Por ter melhor campanha nas fases anteriores, o Jacaré do Conesul é mandante do jogo de volta.
A definição do campeão estadual Sub-20 começa neste sábado (16), às 18h30, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Todavia, a partida de volta acontece no dia 24, domingo, às 16h, no Estádio Virotão, em Naviraí.
Segundo o regulamento da competição, não há vantagem entre os finalistas. Em caso de empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, a disputa termina na cobrança de pênaltis. Contudo, o campeão estadual Sub-20 garante vaga na Copa do Brasil Sub-20, organizada pela CBF.
Em relação à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da competição, exige que os times indicados disputem competições profissionais nos respectivos estados. Assim, o Naviraiense já garantiu a primeira vaga de Mato Grosso do Sul. Se a FFMS receber uma segunda vaga, como aconteceu nos últimos 12 anos, o Ivinhema será indicado.
Sobre o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20
Por fim, veja duas curiosidades sobre o Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20.
1. União-MS é o maior campeão da competição até agora
Desde que o Campeonato Sub-20 de Mato Grosso do Sul começou em sua forma atual (temporada 2020/2021), houve apenas cinco edições, e até o momento o União-MS se destaca como o clube mais vitorioso, com 3 títulos. Isso indica uma clara dominância da equipe na categoria de base estadual em curto período de tempo.
2. Alta média de gols e equilíbrio como duelo típico
A disputa Sub-20 traz um estilo de jogo bem ofensivo: a média de gols nas partidas chega a 3,04 por jogo. Além disso, embora os mandantes tenham vantagem (alguns 44 % dos jogos), há equilíbrio — vitórias fora de casa acontecem em cerca de 35 % dos confrontos, e o empate acontece em 21 %. O placar mais comum? Um equilibrado 1-1, presente em aproximadamente 15 partidas.
Fonte: FFMS