Dia 21 de setembro reabre as inscrições para o Programa “Incentiva+MS Turismo”
O governo do Estado inicia nesta quarta-feira, 15, o pagamento de auxílio aos profissionais do turismo, que tiveram prejuízos durante a pandemia do Coronavírus.
Desse modo, eles serão beneficiados por meio do programa “Incentiva+MS Turismo”, que vai repassar a ajuda financeira em seis parcelas no valor de R$ 1 mil.
“Começa nesta quarta-feira o pagamento aos beneficiados do programa, no primeiro lote daqueles que estão aptos a receber o auxílio. Este apoio vai ajudar muito principalmente ao microempreendedor que precisa pagar contas atrasadas ou comprar insumos”, descreveu o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling.
Pagamento de auxílio, ajuda retomada das atividades
Assim, o diretor destaca que o auxílio pago pelo Estado é um “alento” para categoria que teve muitas dificuldades e prejuízos durante a pandemia. “Foi um dos setores mais afetados em função das restrições, em um período de 1 ano e meio. Este apoio do governo vai ajudar e reforça esta retomada das atividades”, ponderou.
O governador Reinaldo Azambuja destacou, dessa maneira, que o auxílio financeiro é uma forma de ajudar este setor importante na economia do Estado. “Nossa intenção é ajudar estes profissionais. Lançamos este programa para retomada da economia, estendendo as mãos aos setores mais atingidos pela pandemia”.
Como resultado, ao todo são 609 contemplados nesta primeira etapa do programa. Wendling confirmou que a partir do dia 21 de setembro vão ser novamente abertas as inscrições para a inclusão de novos profissionais. “Vamos reabrir as inscrições com as mesmas condições deste primeiro grupo, que vão seguir até 5 de outubro”.
Programa Retomada MS
Podem participar do programa guias de turismo, microempreendedores individuais e microempresas do setor do turismo. Assim como restaurantes, bares, estabelecimentos especializados em servir bebidas, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. Assim como serviços ambulantes de alimentação, operadores turísticos, agências de viagens, serviço de organização de feiras, congressos, exposições e festas.
O programa voltado ao turismo foi lançado com parte do pacote de investimentos do Estado chamado “Retomada MS”, que prevê o aporte financeiro de R$ 763 milhões para ajudar setores que foram prejudicados com a pandemia. Neste projeto estão os eixos de auxílio financeiro, medidas fiscais e microcrédito orientado.