Você está visualizando atualmente Governo de MS celebra convênio para a regionalização da saúde
Um acordo entre o Governo de MS e o IEPS com foco especial na consolidação do processo de regionalização da saúde por meio do programa Redes. Foto: Saul Schramm/Ag.Gov.MS

Governo de MS celebra convênio para a regionalização da saúde

Governo de Mato Grosso do Sul celebra convênio para aprimorar a regionalização da saúde

Um acordo firmado entre o Governo de MS (Mato Grosso do Sul) e o IEPS (Instituto para Estudos de Políticas de Saúde), e apoio da Associação Umane e da Fundação Lemann, vai possibilitar aprimorar as políticas na área da saúde, com foco especial na consolidação do processo de regionalização da saúde por meio do programa Redes.

Dessa forma, desenvolvido pelo Instituto para apoiar os estados no desenvolvimento de uma estratégia efetiva de integração e aprimoramento das redes de atenção à saúde (RAS).

A cooperação, assinada pelo governador Eduardo Riedel, o diretor do IEPS, Arthur Aguillar, o secretário de Saúde (SES), Maurício Simões, e pela secretária-adjunta Crhistinne Maymone, prevê a prestação de uma assessoria técnica pelas instituições para os projetos do PRI (Planejamento Regional Integrado) da SES.

Por isso, este planejamento é elaborado no âmbito da região de saúde, com base nas necessidades de saúde expressas nos planos municipais de saúde e pactuado, monitorado e avaliado pela Comissão Intergestores Regional – CIR.

MS regionalização saúde

O governador Eduardo Riedel salientou que a iniciativa traz uma “clareza de diretrizes para a regionalização da saúde pública”.

Já o diretor do IEPS, Arthur Aguillar, afirmou que a adesão de Mato Grosso do Sul ao programa Redes vem apoiar a gestão bipartite (municípios e Estado), e está centrada em eixos de capacitação, administração e financiamento indutor.

Sendo assim, ainda participaram da solenidade, a gerente de Parcerias e Novos Projetos da Umane, Evelyn Santos, e a gerente de Impacto em Lideranças da Fundação Lemann, Janiele de Paula.

Parceiros

O IEPS é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mas, atuam para o aprimoramento das políticas públicas para a saúde no Brasil.

Contudo, a Umane é uma associação civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública que impactam no SUS por meio de três programas de atuação: atenção integral às condições crônicas, fortalecimento da atenção primária à saúde e o programa de saúde da mulher, Criança e Adolescente.

A Fundação Lemann é uma organização de filantropia familiar, nascida em 2002, a partir do desejo de construir um Brasil mais justo e avançado. Atuam em dois focos estratégicos: Educação e Lideranças.

Fonte: gov.ms