No momento, você está visualizando Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal
Com a operação do Centro Integrado de Comando e Controle, Governo de MS está atuando para combater incêndios florestais no Pantanal. Foto: Gov.MS

Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal

Como parte do processo de preparação para combater os incêndios florestais no Pantanal, o Governo de MS, reativou a operação do Centro Integrado de Comando e Controle, confira

Como parte da preparação para atuar no período de maior ocorrência de incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado de MS reativou a operação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).

Além disso, expandiram também o funcionamento do SCI (Sistema de Comando de Incidentes). Uma ferramenta importante para planejamento e execução de ações de curto médio e longo prazo da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental), do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar). Sobretudo, responsável pela Operação Pantanal 2025.

“O Corpo de Bombeiros passou a operar a partir do Centro Integrado de Comando e Controle. Com a proximidade da temporada de incêndio florestal, do período crítico no nosso Estado, é necessária uma integração maior entre os órgãos da Segurança Pública. Meio Ambiente. Defesa Civil e demais participantes. Ainda utilizamos a ferramenta do SCI, e assim agregar outros órgãos na nossa operação. Para que a resposta do Estado seja única, promovendo a integração, economia de recursos. E principalmente, possibilitar que o socorro ou a demanda seja atendida com mais brevidade possível”, explicou o subdiretor da DPA, major Eduardo Teixeira.

Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal, confira mais detalhes a seguir

A plataforma com dados e monitoramento das ações em campo é utilizada desde o ano passado. E contribuiu para atuação rápida dos bombeiros e demais envolvidos no trabalho de combate ao fogo no Estado.

Sobretudo, a atuação coordenada, além da tecnologia, envolve instituições diversas nas ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais no Pantanal, e outros biomas.

“A integração das equipes no CICC permite que a gente opere com eficiência, especialmente na parte do monitoramento das ocorrências, na resposta e responsabilização. E também é um centro de decisões para o que é necessário, de uma maneira logística eficiente e com os recursos que serão úteis em cada local. A gente agrega diversos conhecimentos, tanto do Corpo de Bombeiros como do órgão ambiental. Defesa Civil e das polícias Militar, Civil e a própria Coordenadoria de Perícias, quando for o caso”, explicou o major Teixeira.

As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para monitoramento dos biomas e ações efetivas de combate a incêndios florestais contribuem de forma decisiva na preservação ambiental.

Com planejamento e organização para a Operação Pantanal 2025, equipes do Corpo de Bombeiros, desde março, já iniciaram o trabalho de formação de brigadas e avaliação de áreas para instalação das bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense.

Bases avançadas

Em paralelo ao trabalho preventivo – com orientação e educação ambiental –, também instalaremos bases avançadas de combate aos incêndios florestais na região pantaneira. Contudo, para facilitar o deslocamento das equipes e a resposta no controle das chamas, especialmente em áreas de difícil acesso.

Por fim, com atuação planejada e organizada, o Corpo de Bombeiros desenvolve importante trabalho nas ações de controle. E combate a incêndios florestais em todo o Estado. Contudo, o apoio de diversas tecnologias contribui para a pronta resposta e efetiva extinção de focos – especialmente no Pantanal.

Fonte: Gov.MS