Você está visualizando atualmente Governo de MS apresenta Lei do Pantanal para executivos, ONGs
A eficácia, assertividade, inovações e avanços na gestão ambiental do bioma Pantanal pelo Governo de MS foram apresentadas em Bruxelas.

Governo de MS apresenta Lei do Pantanal para executivos, ONGs

Governo de MS apresenta Lei do Pantanal para executivos, ONGs e autoridades da União Europeia

A eficácia, assertividade, inovações e avanços na gestão ambiental do bioma Pantanal pelo Governo de Mato Grosso do Sul apresentadas em Bruxelas, na Bélgica, na quarta-feira (6) pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.

Dessa forma, a apresentação da Lei Estadual 6160 de 18 de dezembro de 2023), conhecida como Lei do Pantanal, feita a convite do embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, chefe da missão brasileira na União Europeia e contou com a participação da conselheira política do Banco Europeu de Investimento, Pia Nieminen; da diretora de Políticas de consumo e produção sustentáveis, Nicole Polsterer da organização Fern (Making Europe work for people and forests); além de representantes da Climate Action Network (rede global de organizações não governamentais ambientais que trabalham para mitigar as mudanças climáticas com ações sustentáveis),  da Wetlands International e da Global Witness.

“Fizemos uma apresentação sobre a nova lei do Pantanal. Apresentamos um vídeo institucional sobre o bioma Pantanal e os avanços da nova lei, com foco no fundo clima Pantanal. Mas, a ideia foi no sentido de estabelecer parcerias para captação de recursos para ações dentro do bioma”, comentou Artur Falcette.

Governo MS Pantanal

Destacamos que a nova norma atualizou o enfoque ambiental sobre o Pantanal e que o foco do Governo do Estado é na implementação, monitoramento e fiscalização”, afirmou o secretário Jaime Verruck.

Por isso, de acordo com o secretário-executivo de Meio Ambiente, “houve um interesse muito grande deles. Ficamos mais de uma hora respondendo perguntas e conversando. Ao final, inclusive, a Comissão Europeia, uma das organizações presentes, nos solicitou a realização de uma reunião adicional, na qual discutimos parceria para captação de recurso para o fundo clima Pantanal”.

Sendo assim, a reunião subsequente, sobre o Fundo Clima Pantanal, foi realizada com os coordenadores de Operações da Comissão Europeia com a América do Sul, Paolo Toselli e Francisco Garcia.

Fonte: gov.ms