O governo anunciou (25) em Osasco (SP), quais favelas do Brasil serão contempladas para projeto de urbanização, confira
O governo brasileiro anunci0u (25), os municípios contemplados com R$ 800 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a urbanização de favelas em todo o país. A apresentação será feita em Osasco (SP), cidade beneficiada pelos investimentos.
A iniciativa faz parte do programa Periferia Viva, lançado em novembro de 2024. Contudo, as autoridades locais inscreveram as cidades escolhidas
Além das favelas, o Periferia Viva prevê recursos para loteamentos informais e palafitas. Desse modo, o objetivo é oferecer infraestrutura básica, como saneamento, obras viárias, contenção de encostas e iluminação pública.
O programa também inclui investimento para melhorias habitacionais, recuperação ambiental, regularização fundiária e trabalho social, além de construção de casas, em caso de reassentamentos.
A iniciativa prioriza quatro eixos, com mais de 30 políticas elaboradas pelos ministérios do governo federal:
- Infraestrutura;
- Equipamentos sociais;
- Fortalecimento social e comunitário e
- Inovação, tecnologia e oportunidades.
Entre os critérios, estão municípios das 27 unidades da federação, isolados ou integrantes de arranjos populacionais com mais de 300 mil habitantes — de acordo com uma lista pré-definida pelo governo.
Periferia Viva
Ao lançar o programa, Lula destacou a desigualdade na oferta de oportunidades.
“Tem gente que pode escolher a sua profissão. Mas tem outra parte da sociedade que fica com o que resta. Da mesma forma, há uma parte do povo que escolhe onde morar. E outros ficam com o que resta”, declarou, à época.
Sobre o programa Periferia Viva
Nesse sentido, veja uma curiosidade sobre o programa criado por Lula.
Inspiração em experiências internacionais e nacionais: a concepção do programa levou em conta modelos bem-sucedidos de urbanização popular, como o Favela-Bairro no Rio de Janeiro e iniciativas de inclusão urbana em países da América Latina, valorizando soluções pensadas com e para os moradores.
Fonte: r7