Segundo o governo, a assinatura do acordo histórico entre o Mercosul e a União Europeia será em um evento em Foz do Iguaçu
O governo federal anunciou que pretende assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia no próximo dia 20 de dezembro. A informação ocorreu durante coletiva de imprensa da cúpula do G20, na África do Sul, (23).
Segundo Lula, a assinatura do acordo histórico será em um evento em Foz do Iguaçu. A data coincide com a próxima reunião da Cúpula dos Líderes do Mercosul, que ocorre na cidade paranaense no próximo mês.
Na coletiva, Lula disse ainda que se preocupa muito com o aparato militar que os Estados Unidos colocou no mar do Caribe e pretende conversar com o presidente Donald Trump sobre isso. Ao ser questionado sobre as investidas do governo norte-americano na região e um possível conflito contra a Venezuela.
O presidente afirmou o Brasil tem responsabilidade na América do Sul e acrescentou que o país “faz fronteira com a Venezuela, e isso não é pouca coisa”.
O chefe do Estado brasileiro comentou ainda o encontro bilateral que teve com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, durante a cúpula do G20. A reunião ocorreu após o líder alemão causar revolta ao retornar da COP30, realizada em Belém, e dizer que ficou feliz de chegar à Alemanhã.
Lula afirmou que Merz estava em Belém, mas com a cabeça em Berlim:
Como possivelmente ele não tenha saído à noite, não tenha comido a maniçoba e não tenha dançado o carimbó, ele veio para o Brasil, mas a cabeça dele ficou em Berlim. Eu disse para ele que, quando vou para Berlim, embora eu goste muito do Brasil, quando chego à Alemanha eu como chucrutes, como joelho de porco. Porque não vou viajar para outro país para ficar querendo comer feijoada.
No encontro com o chanceler alemão, Lula confirmou viagem ao país europeu em abril do ano que vem. Para, contudo, participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo. O presidente aproveitou para convidar Merz a realizar visita de Estado ao Brasil. Merz, por sua vez, reiterou apoio à iniciativa brasileira de criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre. E mencionou o investimento de um bilhão de euros no fundo lançado durante a COP30.
Fonte: cbn




