Você está visualizando atualmente Governador diz que MS precisa entrar no mercado carbono neutro
O avanço de MS rumo a meta de entrar no mercado e se tonar ‘Estado Carbono Neutro’ até o ano de 2030 foi um dos temas discutidos.

Governador diz que MS precisa entrar no mercado carbono neutro

Governador diz que MS precisa entrar no mercado mundial do carbono neutro: “vai trazer grandes vantagens aos produtores!

O avanço de MS (Mato Grosso do Sul)  rumo a meta de entrar no mercado e se tonar ‘Estado Carbono Neutro’ até o ano de 2030 foi um dos temas discursados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), durante sua participação no evento ‘MS em Foco’ que acontece no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Na sua fala, o chefe do Executivo Estadual citou que a neutralidade de carbono vai trazer grandes vantagens aos produtores rurais. “Já existe um mercado mundial neste sentido e temos que colocar Mato Grosso do Sul nesta agenda. Vamos entrar não apenas com conversa, mas sim com resultados, projetos e dados para gerar confiança e credibilidade”.

Ser carbono neutro significa reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação, que pode ser feita pela compra de créditos de carbono ou recuperação de florestas em áreas degradadas. Trata-se, portanto, de uma alternativa para solucionar boa parte dos dilemas ecológicos existentes hoje.

O governador ministrou uma palestra aos presentes, onde destacou que o Estado teve o maior crescimento do agro no Brasil, de 32%, em 2023. “Isto é fruto das expansões em diferentes cadeias produtivas e da industrialização baseado no primário, como floresta plantada, etanol de milho, aumento do complexo carne, suíno, frango”, afirmou.

MS mercado carbono neutro

Na oportunidade, ele citou a Lei do Pantanal, que conta com a criação de um fundo estadual de desenvolvimento do bioma e o PSA (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais). “O Pantanal tem três grandes atividades econômicas, que é a pecuária de corte, turismo e os ativos ambientais. Todos dentro desta nova legislação”.

Eduardo Riedel aproveitou para destacar o “bom ambiente de negócios” do Estado, que somente no último ano atraiu R$ 17 bilhões de investimento privado. Este cenário permite a geração de empregos em diferentes regiões, abertura de novas oportunidades e aumento na renda da população.

“Um ambiente de negócios que trazem muitos empregos ao Estado. A vinda de grandes grupos (empresariais) também irradia para o surgimento de pequenas e médias empresas, gerando novas oportunidades. Este crescimento precisa incluir os menos favorecidos. Nosso Estado tem a terceira menor taxa de pobreza do país”, acrescentou.

O ‘MS em Foco’ é promovido pelo escritório “Franco Leutewiler Henriques Advogados (FLH)”, em parceria com a Virgo Securitizadora. A programação conta com convidados especialistas nas áreas de planejamento sucessório, mercado de capitais, finanças, imobiliária e tributação.

Fonte: gov.ms