O Google anunciou em conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores, que vai transformar o celular Android em um computador, se inspirando em plataforma da Samsung
O Google I/O 2025, conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores, começou (20), com anúncio de grandes novidades de inteligência artificial. Mas o Android não ficou de fora: o Google revelou que se inspirou em uma plataforma da Samsung que vai transformar seu celular em um computador.
O recurso se baseia no DeX, plataforma que permite o ajuste automático da interface do celular para telas maiores. Contudo, na prática, quando você conectar seu aparelho em uma tela grande, ele ficará com uma ‘cara’ de computador.
Modo desktop chegou para o Android 16
O recurso que possibilita esse ajuste automático é o Samsung DeX, uma plataforma lançada em 2017 que transforma aparelhos Galaxy em computadores. Para isso, basta conectar o celular a uma tela maior. Então, a interface do smartphone fica parecida com a de um computador, com os ícones em uma barra inferior e a mudança na disposição dos aplicativos.
Agora, a novidade é que o Google vai criar sua própria plataforma DeX para fazer o mesmo com celulares Android 16 – e a empresa reconheceu a ajuda da Samsung nesse processo. Todavia, segundo a gerente de engenharia Florina Muntenescu, durante o Google I/O, a big tech está “construindo a base” da plataforma “para trazer recursos aprimorados de janelas no Android 16”.
Uma demonstração durante o evento revelou como fica o layout do Gmail, Chrome, YouTube e Google Fotos depois da adaptação. Desse modo, também foi possível ver como os aplicativos ficam na tela grande. E como as informações básicas do celular, como sinal Wi-Fi e bateria, vão parar no lado esquerdo superior da tela.
Dê uma olhada:

Apesar do anúncio ter acontecido durante o I/O, a companhia realizou um evento totalmente dedicado ao sistema operacional alguns dias antes, chamada The Android Show. Contudo, entre as novidades, tivemos:
- O lançamento de um design completamente reformulado;
- Integração do Gemini com mais plataformas, incluindo relógios e televisores;
- Mais recursos de seguranças contra golpes.
Google I/O focou em inteligência artificial
Já durante o I/O, o holofote ficou com a inteligência artificial, como o Gemini, recursos de dublagem ao vivo no Google Meet e a nova plataforma de geração de vídeos da empresa.
Fonte: olhar digital