Novas regras conferem ao regulador mais poderes para exigir informações das empresas, aplicar multas pesadas e impor medidas para aumentar a concorrência
A Alphabet, controladora do Google, está enfrentando a primeira investigação no Reino Unido sob as novas e rigorosas regras antitruste para o mercado digital. Isso devido a preocupações de que a empresa esteja distorcendo o mercado de serviços de busca e publicidade online.
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) decidirá se o gigante da tecnologia dos EUA deve ser designado com o chamado status de mercado estratégico no mercado de busca e publicidade online. As novas regras entraram em vigor este mês. Dessa forma, elas conferem à CMA mais poderes para exigir informações das empresas, aplicar multas pesadas e impor medidas para aumentar a concorrência.
“A CMA avaliará como a concorrência está funcionando e se o Google está usando sua posição para impedir a inovação por parte de outros”, disse a CMA em um comunicado.
Investigação antitruste
A investigação antitruste é parte de uma série de investigações de alto perfil à medida que reguladores globais buscam enfrentar o domínio de um punhado de poderosas empresas de tecnologia. O anúncio ocorre enquanto o Google luta contra uma ordem nos EUA para vender seu navegador Chrome. E, ainda, enfrenta uma segunda administração Trump determinada a reprimir as maiores empresas de tecnologia.
“O Google Search apoia milhões de empresas no Reino Unido a crescer, alcançando clientes de maneiras inovadoras”, afirmou um porta-voz do Google. A CMA reconheceu que a busca é vital para o crescimento econômico. Bem como, o Google “continuará a se envolver de forma construtiva com a CMA para garantir que as novas regras beneficiem todos os tipos de sites”.
Sob o regime de concorrência nos mercados digitais, o regulador pode impor requisitos de conduta ao Google. Como direcioná-lo a tornar os dados que coleta disponíveis para outras empresas ou dar aos editores mais controle sobre como seus dados são utilizados, disse a CMA.
A investigação, que deve durar nove meses, avaliará “a posição do Google nos serviços de busca e publicidade de busca e como isso impacta consumidores e empresas. Assim, incluindo anunciantes, editores de notícias e motores de busca rivais”.
De acordo com a CMA, o Google responde por mais de 90% de todas as consultas de busca online no Reino Unido.
A investigação se concentrará em se o Google é capaz de moldar o desenvolvimento de novos serviços de inteligência artificial. Nesse sentido, incluindo “motores de resposta”, de maneiras anticompetitivas. Alpem disso, se o gigante da busca está usando sua posição no mercado para priorizar seus próprios serviços, como compras e viagens.
Fonte: infomoney