Google anunciou uma série de mudanças nas medidas de segurança infantil em vários de seus produtos
O Google permite que os pais administrem o acesso às fotos dos filhos. Ele agora poderão pedir para retirar as imagens de seus filhos dos resultados de pesquisa do Google. Isso ocorreu quando o Google anunciou uma série de mudanças nas medidas de segurança infantil em vários de seus produtos.
Ele também removerá “conteúdo excessivamente comercial” da versão infantil do YouTube e mudará o tipo de anúncio que pode ser direcionado a menores de 18 anos.
Várias grandes empresas de tecnologia introduziram tais medidas sob escrutínio de governos e defensores da segurança.
Por exemplo, o Instagram tornou as contas de menores de 16 anos privadas por padrão, uma vez que luta contra os planos de lançar uma versão infantil do aplicativo.
E nos últimos meses, a China reprimiu os hábitos de jogo dos adolescentes e processou a empresa de tecnologia Tencent por causa do Modo Jovem de um de seus aplicativos de mensagens.
Google permite
O próprio Google foi atacado por seu produto YouTube Kids, com políticos americanos chamando-o de “um deserto de conteúdo insípido e consumista”. E em uma postagem separada no blog do YouTube, a empresa disse que agora mudaria sua abordagem sobre “conteúdo comercial para crianças”.
“Nunca permitimos colocações pagas de produtos no YouTube Kids”, disse. “Nas próximas semanas, também começaremos a remover conteúdo excessivamente comercial do YouTube Kids, como um vídeo que se concentra apenas na embalagem do produto ou incentiva diretamente as crianças a gastar dinheiro.”
Pegada digital
O YouTube também desativará a “reprodução automática” como configuração padrão, para crianças, tanto nos aplicativos Kids quanto no mainstream, para evitar a reprodução automática de vídeos inadequados.
Permitir que os usuários removam resultados de busca de imagens de crianças proporcionaria “mais controle sobre sua pegada digital”, disse o Google.
“É claro que remover uma imagem da pesquisa não a remove da web, mas acreditamos que essa mudança ajudará a dar aos jovens mais controle sobre suas imagens online”, disse o documento.
Permissões e restrições do google:
O aplicativo que o Google disponibilizou para os pais permite controle até à distância. São eles que devem instalá-lo em seu aparelho, seja Android ou iPhone. Com ele, podem criar uma conta Google familiar, a ser configurada no celular dos filhos – por ser uma conta Google, só aparelhos do sistema Android estão dentro do raio de ação do serviço. Os pais podem por exemplo:
- Aprovar ou proibir apps instalados da Google Play Store;
- Limitar o horário de uso do celular e para cada aplicativo;
- Monitorar o tempo gasto por aplicativo em períodos semanais e mensais.
- Bloquear remotamente o dispositivo em determinada hora do dia, como a hora de dormir ou do almoço.