Novo recurso impressiona pela qualidade e precisão
Chamado de Imagen, o novo serviço do Google transforma qualquer texto que você possa imaginar em uma imagem ultra realista ou ainda mais em uma renderização artística.
Entretanto, nessa semana, o Google apresentou essa mais nova ferramenta vai fazer você perder os limites da imaginação.
Quer ver como funciona? A página mostra pois, alguns exemplos. Imagine “um pequeno cacto usando um chapéu de palha e óculos de sol neon no deserto do Saara.”
Outro exemplo? Pois bem. Imagine agora “Um ursinho de pelúcia, mas nadando borboleta nos Jogos Olímpicos 400 metros”.
Segundo, o próprio Google, o projeto apresenta resultados melhores. E muito mais precisos que as concorrentes, que é o DALL-E. Dessa forma, o Imagen foi criado pelo laboratório comercial de inteligência artificial OpenIA. Aliás, os resultados da gigante das buscas vão além em termos de qualidade e de interpretação de texto. Ou seja, muitas vezes apresentando resultados bastante inusitados.
O Image transforma texto em imagem mesmo!
Aliás, é claro, que os desenvolvedores do projeto obviamente vão divulgar os melhores resultados. Sobretudo, nesta primeira etapa. Então, embora as imagens pareçam perfeitas. Não estão necessariamente representando a qualidade média geral das imagens que a inteligência artificial (IA) produziu. É muito comum, que imagens geradas dessa forma, pareçam, na verdade, com um aspecto manchado ou borrado.
Vale ressaltar pois, que essa ferramenta ainda não está disponível para o público em geral. Mas o Google explica o porquê. Entretanto, ainda esta em fase de testes, geradores de imagens como este possuem grande potencial de criar figuras nocivas. Como também, racistas, violentas e pornográficas. Tem o potencial de aumentar a criação e disseminação de fake news. Talvez seja essa a principal razão pela qual a empresa ainda mantém o recurso restrito.
Além disso, o Imagen “codifica vários preconceitos e estereótipos sociais. Incluindo, dessa forma, um viés geral para gerar imagens de pessoas com tons de pele mais claros. E também, uma tendência de imagens que retratam diferentes profissões se alinhando aos estereótipos de gênero ocidentais”, segundo o próprio Google.
Enfim, a solução para esses problemas é aprimorar o serviço com mais imagens e dados. No entanto, esse processo tende a demorar. Mas o Google parece comprometido a entregar um gerador de imagens de qualidade. Bem como, criar métodos de avaliação para o preconceito social de IA no futuro.