No momento, você está visualizando GOLPE NO PIX: Novas regras de segurança são obrigatórias a partir de hoje
Novas regras de segurança para o Pix, criadas pelo Banco Central (BC), passam a valer a partir desta segunda-feira (2). Foto: Reprodução/agência brasil

GOLPE NO PIX: Novas regras de segurança são obrigatórias a partir de hoje

Objetivo das novas regras de segurança do Pix, válidas a partir de hoje, é reforçar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), usado em casos de golpe

Novas regras de segurança para o Pix, criadas pelo Banco Central (BC), passam a valer a partir desta segunda-feira (2). O foco principal é melhorar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta cujo objetivo é ajudar você a recuperar seu dinheiro em caso de golpes ou fraudes.

Atualmente, o sistema é considerado lento. Para você ter ideia, os bancos conseguem recuperar menos de 10% do dinheiro roubado, em média. Isso porque os golpistas espalham o valor muito rápido. Com a mudança, o objetivo é reduzir as fraudes em até 40% e tornar o processo de devolução mais eficiente.

Bancos vão rastrear o caminho do dinheiro por várias contas em casos de golpe com Pix

O novo sistema permite que o banco siga o rastro do dinheiro mesmo que ele seja transferido para outras contas. Antes, o bloqueio só acontecia na primeira conta que recebia o Pix; agora, se o golpista repassar o valor para uma segunda ou terceira conta (as chamadas “contas laranjas”), o sistema bloqueia essas contas em cascata automaticamente. Isso aumenta drasticamente a chance de encontrar o saldo e recuperar o montante total ou parcial para a vítima.

Você poderá denunciar o golpe diretamente pelo aplicativo do seu banco, sem depender de atendentes, o que agiliza o bloqueio imediato dos valores. Com essa automação, a promessa é que o reembolso aconteça em até 11 dias, prazo bem mais curto do que o atual. Além disso, os comprovantes de devolução serão mais claros. Para evitar confusão, eles vão mostrar exatamente a qual pagamento aquele estorno se refere.

A regra já estava disponível de forma opcional, mas será obrigatória para todos os bancos a partir de agora. O Banco Central quer que: 1) o sistema seja tão rápido quanto os criminosos; e 2) o “empréstimo” de contas para fraudes fique mais difícil.

Atenção com fake news

Por fim, vale lembrar que o Pix continua totalmente gratuito para pessoas físicas. E essas mudanças de segurança não geram novos custos para o usuário comum.

Fonte: olhar digital