No momento, você está visualizando Gerson Claro abre trabalhos de 2026 e defende equilíbrio institucional na ALEMS
Na manhã (3), o deputado estadual e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), instalou a 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, abrindo oficialmente os trabalhos de 2026. Foto: ALEMS

Gerson Claro abre trabalhos de 2026 e defende equilíbrio institucional na ALEMS

Gerson Claro abre trabalhos da ALEMS e reforça compromisso com diálogo e desenvolvimento em 2026

Na manhã (3), o deputado estadual e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), instalou a 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, abrindo oficialmente os trabalhos de 2026. Ele conduziu a sessão solene, que seguiu os ritos protocolares, incluindo a apresentação da Mensagem do chefe do Poder Executivo e as manifestações de líderes de bancadas. Blocos e partidos.

Compromisso com a democracia e o diálogo político

Durante a cerimônia, Gerson Claro destacou o papel institucional do Parlamento diante de um ano eleitoral e reforçou o compromisso da ALEMS com a estabilidade democrática e o diálogo político.

“Iniciamos hoje mais um ano de trabalho da Assembleia Legislativa com a plena consciência da responsabilidade que esse Parlamento carrega. Representando as angústias e os sonhos do povo sul-mato-grossenses. Retomar as atividades é reafirmar o compromisso dessa Casa com a democracia, com o diálogo e com a população que nos confiou essa missão. 2026 é um ano desafiador, um ano eleitoral, que amplia o debate político. O debate público e aumenta a tensão da sociedade sobre as decisões políticas. Mas esta Assembleia já demonstrou, ao longo de sua história, maturidade política para separar o calendário eleitoral do seu dever institucional. A democracia se fortalece quando o Parlamento atua com equilíbrio, responsabilidade e foco no interesse público”, destacou.

Legislativo mantém ritmo durante o período eleitoral

Ainda em seu discurso, o presidente da Casa de Leis enfatizou que o período eleitoral não deve interferir no ritmo de trabalho do Legislativo. Contudo, ressaltou a participação da Assembleia no desenvolvimento do Estado.

“Quando há confiança, há desenvolvimento, permite planejamento, garante que as mudanças ocorram dentro da normalidade democrática. O papel do Legislativo é contribuir para esse ambiente de segurança institucional e de diálogo permanente, por isso é preciso afirmar com clareza, a Assembleia Legislativa não pode e não vai reduzir o seu ritmo por causa do período eleitoral. Mato Grosso do Sul vive um momento estratégico, o Estado se consolidou como protagonista nacional em áreas importantes do desenvolvimento e a Assembleia tem participação direta nesse processo”, definiu o presidente da Casa de Leis.

Construção de consensos e respeito à pluralidade

Por outro lado, Gerson Claro também reforçou a importância da construção permanente de consensos e do respeito às diferenças políticas dentro do Parlamento.

“A força dessa Assembleia está na capacidade de construir consensos sem abrir mão da pluralidade. Um excelente ano de trabalho eleitoral, a democracia se constrói com a participação e instituições que funcionam. Desejo a todos um ano produtivo à altura dos desafios que temos pela frente”, declarou.

Coletiva reforça papel do Legislativo no desenvolvimento

Após a sessão solene, durante coletiva de imprensa realizada no saguão Nelly Martins, o parlamentar voltou a enfatizar o fortalecimento das instituições. E o papel do Legislativo na formulação de políticas públicas.

“Nossa atuação pode ser exemplificada numa palavra, a confiança que fez com que o Mato Grosso do Sul pudesse ter o nível de desenvolvimento e entrega de serviços públicos para a população. E isso aconteceu através dessa relação institucional. O Parlamento não pode abrir mão de ser protagonista nos debates que resultam em desenvolvimento e criação de políticas públicas que fazem diferença nas vidas das pessoas. Divergências são naturais, críticas são interessantes quando elas vêm de encontro com a realidade. E somente a gente consegue crescer quando consegue entender essas divergências, essas diferenças, respeitá-las, buscar consenso por meio do diálogo, criando essa relação de confiança”, ponderou.

Fonte: ALEMS