Você está visualizando atualmente Geração Z está resgatando telefones de fio; entenda a moda
O sentimento nostálgico e o fascínio pela estética das décadas passadas é o que tem movido muitos usuários a adotarem produtos retrô

Geração Z está resgatando telefones de fio; entenda a moda

Este interesse repentino por telefones antigos e outros produtos pode ser explicados por alguns fatores

Os telefones com fio voltaram a ter popularidade entre os jovens da Geração Z nos Estados Unidos. Com a nova tendência, muitos estão optando por adquirir novamente aparelhos telefônicos antigos, que remetem aos anos 1990 e início dos 2000. Assim, o sentimento nostálgico e o fascínio pela estética das décadas passadas é o que tem movido muitos usuários a adotarem produtos retrô.

Uma pesquisa recente do Programa de Lançamento Antecipado da Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde (NHIS) revelou que, durante os últimos seis meses de 2022, 72,6% dos adultos e 81,9% das crianças nos EUA viviam em domicílios apenas com telefones sem fio. Por mais que os números mostrem uma preferência pelos dispositivos mais modernos, diversos saudosistas parecem abraçar as lembranças de uma era que não voltará.

Aliás, uma das expoentes desta tendência é a usuária Nicole Randone (@misss2005). Em seu perfil no Instagram, ela compartilha conteúdos com referências e signos dos anos 2000. Assim, a influenciadora tira fotos com seu telefone fixo, recria poses da cantora Britney Spears, e publica trechos de séries como “O.C.: Um Estranho no Paraíso”, programa de TV de 2003.

geracao-z-esta-resgatando-telefones-de-fio-entenda-a-moda-02

Nostalgia

Em entrevista ao site New York Post, a jovem americana de 24 anos disse que ter um telefone fixo preenche a lacuna entre a realidade e a sua fantasia de infância. Inclusive, ela também costuma mostrar outros eletrônicos famosos do ano 2000 como CD player, aparelho MP3 e até walkman. Além de roupas, revistas e pôsteres de época.

Este interesse repentino por telefones antigos e outros produtos pode explicar por alguns fatores. Aliás, muitos destes símbolos evocam uma série de memórias da infância e estabelecem uma conexão com o passado. Para além do apelo nostálgico, alguns aparelhos também trazem uma estética vintage e funcionam como elementos de decoração das casas. Além disso, outro aspecto adicionado a este interesse é o desejo de se desconectar de realidade dos dias de hoje, cada vez mais conectada ao virtual.

De CD players a telefones com fio, ou simplesmente de Britney Spears até séries e filmes do anos 2000, algumas modas parecem ter um prazo de validade maior do que imaginamos. Mesmo que telefones fixos sejam obsoletos quando comparados aos smartphones mais recentes, a geração Z ainda enxerga nestes elementos uma forma de escapar do online. E adentrar numa época em que encontram uma maneira de expressar sua individualidade.
Fonte: techtudo