Com forte presença entre crianças e jovens, YouTube supera Netflix e força emissoras do Reino Unido a se adaptarem ao consumo online
O YouTube se consolidou como principal destino de vídeo para a geração Alpha no Reino Unido, superando até a Netflix na preferência de crianças entre 4 e 15 anos, segundo uma nova pesquisa da Ofcom.
A plataforma, que antes reinava nos laptops, agora domina as televisões, tornando-se o segundo serviço mais assistido no país — atrás apenas da BBC.
YouTube em alta
- O uso do YouTube cresce em todas as faixas etárias, como mostra a análise.
- Em 2024, britânicos assistiram em média 39 minutos diários na plataforma, sendo que pessoas com 55 anos ou mais quase dobraram seu tempo de visualização em relação ao ano anterior.
- Cerca de 42% desse consumo ocorre por meio da TV, evidenciando uma mudança cultural significativa.
TV tradicional em baixa
Já entre os jovens de 16 a 24 anos, a TV tradicional perde espaço: apenas 45% assistiram a canais abertos semanalmente, com média diária de apenas 17 minutos. Todavia, o YouTube, por outro lado, oferece conteúdos cada vez mais semelhantes aos da televisão, como entrevistas longas e game shows.
Essa transformação desafia emissoras públicas como BBC, ITV e Channel 4, que buscam adaptar suas estratégias digitais. Contudo, a Ofcom defende maior presença dessas emissoras no YouTube, desde que em condições comerciais justas.
Ao mesmo tempo, executivos alertam para o risco de perder receita e audiência em suas próprias plataformas. Por outro lado, o crescimento da plataforma também impacta o mercado de áudio, tornando-se o serviço mais popular, à frente do Spotify.
Sobre o YouTube
Por fim, descubra quem criou a plataforma de vídeos, YouTube.
O YouTube foi criado por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, três ex-funcionários da empresa PayPal. Eles lançaram a plataforma oficialmente em fevereiro de 2005.
A ideia surgiu, segundo relatos, da dificuldade de compartilhar vídeos na internet de forma simples. O primeiro vídeo publicado foi por Jawed Karim, chamado “Me at the zoo”, em 23 de abril de 2005 — e ainda está disponível no site.
Contudo, em novembro de 2006, o YouTube foi comprado pelo Google por cerca de US$ 1,65 bilhão em ações, tornando-se parte do gigante da tecnologia.
Fonte: olhar digital