Previsões apontam possibilidade de nevar em algumas regiões do Brasil e Mato Grosso do sul não escapa do frio polar, espera-se alcançar até os 0°C, com ocorrência de geada em alguns municípios
O Brasil poderá ser atingido, nesta semana, por uma massa de ar frio de origem polar com chances de ser uma das mais intensas do século XXI até o momento. A informação é do site especializado ”MetSul Meteorologia”.
Segundo eles, a referida frente fria deve chegar ao país entre terça (27/07) e quarta-feira (28/7). Deve trazer, no entanto, uma queda brusca de temperatura que pode chegar a -5ºC e -6ºC na região Sul. Há, inclusive, possibilidade de nevar por lá, embora isso ainda não esteja confirmado.
No Rio de Janeiro, conforme o ”Climatempo”, as temperaturas tendam a diminuir a partir de quinta (29/7). Grande chance de chuvas, o frio não deve ser tão intenso quanto no Sul. Isso porque os termômetros carioca devem marcar ”apenas” entre 11 e 22 graus, com o sol sobressaindo. Por outro lado, em Itatiaia, no Estado do Rio, poderá nevar.
Frio polar no Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul deve enfrentar mais uma onda de frio extremo Dessa vez, a expectativa é que as temperaturas sejam as mais baixas desse século. Espera-se alcançar até os 0°C no sul do Estado, inclusive com ocorrência de geada em alguns municípios. A previsão é da Metsul.
Conforme o instituto de meteorologia, a frente fria deve chegar ao Brasil por volta de quarta-feira (28) e permanecer estacionada sobre o centro-sul do país até pelo menos sábado (31) que vem, quando o calor deve voltar.
Vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo devem enfrentar a “friaca”, além de Mato Grosso do Sul. As projeções apontam geadas ocorrendo principalmente no período final da onda de frio.
“Não bastasse, no que também é pouco incomum, a linha de 0ºC no nível de 850 hPa alcança São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar poderia alcançar latitudes do Centro do Brasil com intensidade rara”, frisa a Metsul Meteorologia em nota divulgada em seu site oficial.
Em algumas regiões do Rio Grande do Sul e até do Rio de Janeiro, em grande altitudes, o instituto aponta a possibilidade inclusive de neve, com temperaturas negativas entre -10°C e -20°C. A sensação térmica no alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, pode ficar na casa dos -20ºC e -25ºC, por exemplo.