O incêndio florestal em Naviraí finalmente foi debelado na última sexta-feira (14). O incêndio que teve início no dia 31 de dezembro de 2021, no Parque Natural Municipal de Naviraí. Considerado um dos maiores incêndios dos últimos anos no município, após uma incansável força-tarefa que envolveu homens, técnicas de combate à incêndios e também equipamentos.
O primeiro foco do incêndio, com possível causa criminosa, teve início próximo a foz do Canal do Mirim, dentro do Parque Municipal, em local inacessível. Devido ao período de estiagem o fogo se alastrou rapidamente pela Unidade de Conservação. O fogo atingiu também o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, pois, as duas áreas são limítrofes.
O trabalho de combate contou com a participação de vários órgãos governamentais e da iniciativa privada. Sendo eles, a Prefeitura de Naviraí, Brigada do ICMBio (Brigada NGI Rio Paraná), Corpo de Bombeiros. Assim também, a Fazenda Vaca Branca, Fazenda Touro Branco e Usina Rio Amambai Agroenergia.
Dessa forma, entre os trabalhos que a Brigada do ICMBio realizou, soma-se o resgate de um Cervo-do-Pantanal, ainda filhote. Desse modo, ele se perdeu da mãe e estava desidratado e com queimadura nas patas. O animal foi encaminhado para a Fazenda Porto Bonito (Green Farm), sediada em Itaquiraí, para receber os cuidados adequados.
Condições climáticas e incêndio florestal em Naviraí
O Gerente de Meio Ambiente Luiz Junior informa que desde o início do incêndio houve grande mobilização com objetivo de controlar o incêndio florestal, mas, que devido às condições climáticas foi muito difícil. Ele aproveita o momento para agradecer grandemente todos aqueles que estiveram envolvidos na operação e que somaram esforços para combater e controlar o fogo.
A Prefeita de Naviraí esteve no local na tarde de sexta-feira para ver de perto a devastação provocada pelo incêndio e lamentou profundamente o desastre ambiental do Parque Natural Municipal de Naviraí. Trata-se do maior Parque Municipal do Brasil, o qual abriga uma biodiversidade riquíssima. “Rogamos à Deus que mande chuva para salvar o que restou de nosso parque e, principalmente, evitar mais mortes de animais silvestres”, resumiu a Chefe do Executivo de Naviraí.