Reajuste salarial dos servidores da Educação foi pauta da Assembleia do SIMTED
A Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SIMTED) teve como pauta central proposta de reajuste salarial para os servidores da Educação da rede municipal, encaminhada pelo Executivo. O encontro (7) contou com a participação do prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno.
A presença do prefeito juntamente com toda a equipe técnica da administração reforçou o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público. Além disso, também reforçou o compromisso com a construção coletiva de avanços para a Educação. Nesse sentido, estiveram presentes na reunião o gerente-geral executivo Fauze Walid Selem, assim como os gerentes André Santana Vieira (Educação), Luís Henrique de Almeida Bruno (Administração), e por fim, Astolfo Carlos Mendes (Finanças). Além disso, estavam também presentes a presidente do SIMTED, Maria do Carmo Pato Cunha e demais membros da comissão sindical.
Durante a assembleia, os trabalhadores aprovaram, por maioria, a proposta de reajuste apresentada pela Prefeitura para o ano de 2025, que inclui
•Reajuste de 4,83% para servidores administrativos;
•Reajuste de 6,27% para professores;
•Aumento de 18,18% no vale alimentação, que passa de R$ 550 para R$ 650.
Para o prefeito Rodrigo Sacuno, a aprovação demonstra que o caminho do diálogo construtivo gera resultados. “Nossa gestão é pautada pelo compromisso com a valorização dos servidores. É importante destacar que 100% dos recursos do Fundeb com destino à remuneração do magistério terão aplicação nos salários dos professores, com exceção de uma pequena parcela utilizada no transporte escolar. Estamos respeitando a lei e, acima de tudo, respeitando o servidor”, afirmou.
A presidente do SIMTED, Maria Pato, elogiou a abertura ao diálogo por parte do Executivo. Ela ressaltou que o governo ainda não atendeu a todas as reivindicações, mas reconheceu que a proposta representa um avanço significativo para a categoria. Maria Pato também reforçou que é importante continuar as negociações por melhores condições de trabalho.
Desafios
O gerente de Educação, André Santana, destacou os desafios enfrentados pela pasta, primordialmente diante de afastamentos médicos e das limitações legais para novas contratações. De acordo com ele, a administração já estuda o envio de um projeto de lei para ampliar o número de vagas e também avalia terceirizações pontuais para garantir o pleno funcionamento das escolas.
Outro ponto importante reforçado durante o encontro foi o compromisso da gestão com a implantação do plano de carreira para os servidores administrativos. Nesse sentido, essa é uma reivindicação antiga da categoria. Além disso, houve discussão de medidas para revisar legislações que têm causado ações judiciais. Entre elas, estão casos de férias não pagas corretamente, o que tem gerado impactos financeiros ao município.
No encerramento da Assembleia o prefeito reafirmou que toda mudança legal será debatida previamente com os representantes da categoria. Ele reiterou a postura de transparência, respeito e construção democrática da sua gestão.
Com equilíbrio fiscal, diálogo permanente e decisões pautadas na legalidade, a gestão Rodrigo Sacuno valoriza os profissionais. O governo segue firme no propósito de construir uma Educação Pública de qualidade e sustentável em Naviraí.
Fonte: PM Naviraí