No momento, você está visualizando Fim de semana de sol e calor em MS; pancadas de chuva podem surgir em áreas isoladas
Neste fim de semana em MS, o clima promete ser de sol quente, com possibilidade de pancadas de chuva ao decorrer do dia. Foto: Gov.MS

Fim de semana de sol e calor em MS; pancadas de chuva podem surgir em áreas isoladas

Neste fim de semana em MS, a previsão do tempo está indicando sol intenso, com possibilidade de pancadas de chuva, confira

O sol forte e as altas temperaturas marcarão o fim de semana em Mato Grosso do Sul (MS), enquanto a umidade relativa do ar atingirá índices preocupantes, variando entre 20% e 40%. Este cenário é resultado da atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco em grande parte do estado.

Na capital, Campo Grande, as temperaturas máximas variam de 32°C nesta sexta-feira, 34°C no sábado, e 27°C no domingo. A mínima ficará entre 19°C e 21°C, com a máxima oscilando entre 31°C e 35°C em diversas regiões do estado, como sul, leste e sudeste. Já nas áreas do sudoeste e pantaneira, os termômetros podem registrar mínimas entre 23°C e 25°C e máximas de até 37°C. No norte e no bolsão, as mínimas ficam entre 20°C e 22°C, enquanto as máximas podem chegar a 35°C.

Fim de semana de sol e calor em MS; pancadas de chuva podem surgir em áreas isoladas, veja mais detalhes a seguir

Em cidades como Dourados e Três Lagoas, o calor será intenso, especialmente no sábado, com possibilidade de chuvas isoladas no domingo. No Pantanal, incluindo Corumbá e Aquidauana, a previsão indica temperaturas elevadas e maior probabilidade de pancadas de chuva durante o fim de semana.

Além do calor, há a expectativa de aumento da nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada, com possibilidade de tempestades mais intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo. As regiões central, sul, sudoeste, sudeste e pantaneira devem registrar acumulados significativos de precipitação, com destaque para a possibilidade de chuvas superiores a 40 mm em 24 horas entre domingo e segunda-feira.

Por fim, o transporte de calor e umidade influencia esse cenário climático. Contudo, além do avanço de cavados e da atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, que favorecem a formação de instabilidades no estado. Desse modo, provocando variações no tempo e clima ao longo do fim de semana.

Fonte: Cemtec