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Aulas de robótica na Biblioteca Sesi abordam diferentes maneiras de trabalhar em equipe, em vários municípios de MS.

FIEMS: Aulas de robótica na Biblioteca Sesi de vários municípios treinam trabalho em equipe

Aulas de robótica na Biblioteca Sesi abordam diferentes maneiras de trabalhar em equipe

As aulas da robótica oferecidas na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi abordam diversas formas para agregar conhecimento aos alunos. Confira o andamento do curso nas unidades da Biblioteca Sesi no interior do Estado de Mato Grosso do Sul.

aralzmoreira

Nova Andradina – A aula iniciada com a leitura da HQ sobre passeio de barco e em seguida realizada a montagem do robô peixe pescador, afim de explorar a aplicabilidade e a funcionalidade do sensor de movimento no robô. “Os alunos sempre ficam curiosos para ver o resultado de suas montagens. É muito gratificante e emocionante acompanhar e vivenciar estes momentos de interação com eles”, disse a monitora Leilane Belmonte.

Bela Vista – Com o objetivo de trabalhar educação financeira com a turma, uma equipe da Cooperativa Sicredi realizou uma atividade com os alunos, onde explicaram por meio de memes o tema da aula e realizaram perguntas, no final, a turma recebeu cofre com bombons.

Bataguassu – Focando em inserir a robótica no cotidiano dos estudantes e aumentar a criatividade, os alunos trocaram ideias entre seus grupos, criando formas de resolver os problemas encontrados. Após isso realizada a execução do projeto Lego, fazendo a montagem da base para carregar uma caixa.

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Ladário

Para realizar a construção do robô Surfista Mecânico, os alunos separados em equipes, onde cada um realizava uma função, e em seguida feita a construção seguindo o manual de montagem. Para a monitora Cristiane Conceição, ” é muito gratificante poder ver o desenvolvimento das crianças ao praticar as atividades. Elas ficam empolgadas para vir à Biblioteca”.

Ponta Porã – O tema da aula explicado através de slides. Após isso os alunos utilizaram a plataforma Escola Games para um desafio de jogos educativos direcionados ao mesmo tema. Para finalizar, os alunos aprenderam de forma básica como digitar utilizando a plataforma Agile Fingers.

Aral Moreira – Na semana realizada mais uma atividade da temporada amarela Max e Mia: Invasão das baratas, com a leitura da revista e a montagem da parte prática, onde teriam que criar um mecanismo capaz de retirar as baratas do espaço demarcado pelo professor.

Costa Rica – Apresentados aos alunos as peças principais da montagem do robô Teleférico, e em seguida cada equipe montou e testou seu robô. Também lançado o desafio de projetar e construir um balanço que atenda todos os requisitos de segurança.

Aquidauana – A professora leu juntamente com os alunos a história em quadrinhos e explicou o assunto e a atividade que seria desenvolvida. Os alunos divididos em equipes para começar a desenvolver o robô.

Antônio João – Os alunos construíram o robô modelo Chutador, Goleiro e Barco a Remo, para que explorassem as principais peças. Após a montagem foi realizado um torneio com os tempos de cada jogador. ” Estou muito feliz, porque estou conseguindo fazer as atividades proposta no manual de montagem do curso de robótica. Eu fico sempre na expectativa de como será o próximo encontro”, disse o aluno Guilherme Alves, de 10 anos.

Paranaíba

Realizados com os alunos a leitura e a exploração dos textos, em seguida a montagem com o Kit WeDo, de diversos robôs, como Chutador, Goleiro, Barco a Remo, Sincronismo e Surfista Mecânico. “Este é meu segundo ano aqui na robótica, cada vez aprendo mais e o nível de dificuldade é maior. Faz a gente quebrar a cabeça. Mas é super legal e divertido”, falou o Arthur Assis, de 8 anos.

Porto Murtinho

Os alunos tiveram um tempo estimado de 25 minutos para montar o robô Mosca, identificando o sensor de movimentos. A programação dele feita de acordo com o manual de montagem.

Fonte: fiems