É uma oportunidade para compartilhar conhecimento sobre o universo do cinema e sua evolução histórica e cultural
A Rede FIEMS e Sesi de Educação está promovendo oficinas itinerantes de introdução e produção audiovisual para os estudantes de ensino médio das sete unidades da Escola Sesi em Mato Grosso do Sul.
Dessa forma, é uma oportunidade para compartilhar conhecimento sobre o universo do cinema e sua evolução histórica e cultural, os elementos que compõem sua cadeia produtiva e mercadológica e sua potência como indústria criativa.
As oficinas são ministradas por Dannon Lacerda, que é diretor, roteirista e produtor audiovisual sul-mato-grossense. Em cada encontro, são transmitidos conceitos básicos de produção audiovisual e realizadas exibições comentadas do curta-metragem “As Marias” (Cabaré Filmes, 2023).
A película foi selecionada no festival Bonito Cine Sur. A oficina prevê ainda que os alunos irão desenvolver um projeto audiovisual de pequeno porte, da etapa de pré-produção à produção. Então, a programação de oficinas teve início na semana passada em Aparecida do Taboado.
FIEMS produção audiovisual
“Nossos estudantes foram oportunizados a vivenciar a prática do cinema dentro da unidade escolar sob a orientação do cineasta Dannon Lacerda. Foram momentos de conhecimento que permitiram aos discentes a difusão da cultura regional”, declarou a diretora da Escola Sesi de Aparecida do Taboado, Graciete Barros.
“A oficina foi muito boa e imersiva, eu me senti realmente produzindo um filme de verdade. Acho que o embasamento anterior sobre os estágios da produção de um filme e o que cada função executa foram essenciais para a compreensão e uma melhor execução do filme”, afirmou o estudante Gabriel Alves, do 3º ano do ensino médio.
“Com as atividades propostas, foi possível também desenvolver habilidades de liderança, posicionamento e execuções de papéis, enquadramento, temporalidade e muitas outras evidenciando a magia e o poder do cinema como objeto e ferramenta de aprendizagem”, complementou a professora Helena Araújo.
Em Naviraí, os alunos demonstraram entusiasmo com as oficinas de introdução ao audiovisual
“Amei a experiência, sem dúvidas uma das melhores oficinas que o Sesi já nos proporcionou. Mas, espero que a escola continue com esse projeto de levar um pouco da cultura do nosso estado e país”, disse Emanuelle Navarro Sotolani, do 2º ano do ensino médio.
“Gostei muito, foi uma boa experiência e conversei com pessoas com quem nunca imaginei. Então foi um momento onde fiz novos amigos e aprendi coisas novas”, concluiu Giovanna Morais Higino dos Santos, do 9º ano do ensino fundamental.