O Festival tem oficinas com diversos estilos de dança
O Festival Dança Três – 4ª edição está com inscrições abertas até o dia 25 de maio, totalmente gratuitas. Assim, o Samba de gafieira, ballet clássico e danças brasileiras estarão entre os estilos de dança presentes nas oficinas que acontecem de 02 a 05 de junho. O evento acontece em Três Lagoas-MS.
Junto às oficinas, o Festival também traz uma residência artística, que ao final, compartilhará com o grande público o resultado dessa experiência.
O Festival está sendo realizado pela Arado Cultural produtora cultural de Campo Grande. Eles têm o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS). Como também, da Fundação de Cultura de MS (FCMS). Bem como, do Governo do Estado de MS. Além do apoio da Prefeitura Municipal e Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas.
Sediado em Três Lagoas, região de fronteira entre MS e São Paulo, o Festival visa aproximar a fronteira. Bem como, incentivar fluxos e canais de comunicação entre esses dois estados por meio da dança. Por isso, muito mais que fruição estética, o que se quer é gerar ambiente favorável à troca de experiências.
Aberto para todos os estilos e técnicas de dança, o evento é estruturado em três frentes de atuação. São elas, Fronteira, Formação e Fazer Artístico. Nesse sentido, devem inserir diferentes ações. Ou seja, Mostra Profissional, com companhias e grupos profissionais convidados; mostra Aberta, com artistas e grupos amadores selecionados por meio de Edital. E, do mesmo modo, oficinas, rodas de conversas e intervenções urbanas.
Samba, Ballet e Danças Brasileiras
Temos a oficina “Samba de Gafieira Básico”, com os professores Juliano Candia Pedrozo e Anderson Santos Peres, da Luminis Cia de Dança (MS). Essa oficina propõe apresentar os passos básicos do samba de gafieira. Ensinando, desse modo, peso, relação com o chão, balanço e giro do balanço. Inclui também, quadradinho, gancho, tipos de abraço, entre outros. O fazer e o refletir andarão juntos. Por isso, as ações inclui conversas a respeito dessa manifestação que é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil.
A oficina “Ballet Clássico” será de nível intermediário. Sobretudo, para alunos de dança que queiram aprimorar sua técnica no método cubano. Essa oficina terá Rudy Candia, professor da Companhia de Dança do Pantanal (MS).
Na oficina “Improvisação a partir das Danças Brasileiras”, Maria Eugênia Tita (SP), dançarina e pesquisadora das danças tradicionais, terá muito o que mostrar. Como por exemplo, que a dança não é apenas a reprodução de movimentos. Mas inclui um mergulho no próprio corpo nas descobertas de suas possibilidades e limites. Partindo, desse modo, das referências das danças brasileiras, com seu caráter de brincadeira e atenção. E, assim, utilizar alguns recursos corporais oferecidos por elas. Sobretudo, trabalhando sempre na construção do corpo criativo e singular. Capaz de se expressar, no entanto, em diferentes contextos cênicos.
As oficinas serão realizadas nos dias 03 e 04 de junho
Já a residência ´Eu pulo bloco, e você?´, com a multiartista Ana Carolina Mundim (CE) visa produzir experiências corporais. Principalmente, a partir do estudo de dispositivos de improvisação em dança e o desenvolvimento de um processo criativo coletivo, que atravessa a temática do corpo-festa. A principal ideia é sensibilizar o grupo a encontrar um estado de festividade coletiva, que produza um espaço democrático de resistência social e afetiva. As aulas contarão com o compartilhamento de frases de movimento. Além de estímulos de improvisação. Bem como, de composição coletiva a ser apresentada em espaço público ao final da residência.
As oficinas serão realizadas nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 16 horas. E, a residência nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 17 horas. Bem como, no dia 05, das 8h às 11 horas. Todas as ações serão no Departamento de Cultura. Cada participante poderá escolher somente uma oficina ou a residência. Haverá certificado para aqueles que tiverem 100% de participação.
Serviço: as inscrições para as oficinas e para a residência do Festival Dança Três são gratuitas. E devem ser realizadas até o dia 25 de maio por aqui. Mais informações na página Festival Dança Três no Facebook, no Instagram ou pelo blog.