No momento, você está visualizando Festival Curta Campo Grande celebra o cinema de 11 a 15 de novembro
Festival Curta Campo Grande, reúne produções de todas as regiões do país, além de ações formativas, debates e encontros entre o público e realizadores. Foto: Divulgação

Festival Curta Campo Grande celebra o cinema de 11 a 15 de novembro

A segunda edição do Festival Curta Campo Grande, terá programação 100% gratuita

A segunda edição do Festival Curta Campo Grande será realizada entre os dias 11 e 15 de novembro, consolidando-se como um dos principais eventos dedicados a curtas-metragens no Centro-Oeste. Com programação gratuita e diversa, o festival reúne produções de todas as regiões do país, além de ações formativas, debates e encontros entre o público e realizadores — em uma celebração à diversidade estética e narrativa do cinema contemporâneo.

Sobretudo, a noite de abertura oficial, marcada para 12 de novembro, terá exibição dos quatro curtas do projeto “Director’s Factory Ceará Brasil”, iniciativa apadrinhada pelo cineasta Karim Aïnouz e voltada à formação e internacionalização de novos realizadores. Os filmes estrearam na Semana dos Realizadores, durante o Festival de Cannes 2025, e um deles — Ponto Cego — recebeu o prêmio de melhor curta da mostra Novos Rumos, no Festival do Rio.

“Conheci o projeto por meio do Karim Aïnouz e reconheci imediatamente a força da proposta”, afirma Dannon Lacerda, idealizador e diretor-geral do festival. “Abrir o evento com essas obras é simbólico e inspirador, pois evidencia o potencial de programas de intercâmbio e mentoria para o fortalecimento do curta-metragem brasileiro.”

50 filmes e múltiplos espaços pela cidade

Com cerca de 50 curtas selecionados, o evento alcança um número recorde de exibições nesta edição. Segundo Lacerda, o festival reafirma seu papel como espaço de intercâmbio entre o cinema local e produções nacionais e internacionais. “Nosso compromisso é atuar localmente sem perder de vista o que acontece no país e no mundo”, destaca.

A diretora de produção, Bianca Machado, afirma que pensou a programação para que o público aproveite todas as sessões. “Teremos mostras com temáticas variadas — infantil, francesa, documental, nacional e regional — e buscamos equilibrar os debates e atividades formativas com as exibições”, explica.

Antes da abertura, nos dias 11 e 12, o festival já promove a mostra Sessão Livre. Voltada especialmente a alunos da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado. Com essa iniciativa, o evento busca incentivar desde cedo o contato de jovens com a produção audiovisual.

Contudo, as atividades abertas ao público acontecem em diferentes espaços culturais da cidade:

  • Associação Cultural Teatro do Mundo – sede principal das exibições e cerimônia de abertura;
  • Casa de Cultura de Campo Grande – mostra infantil e sessão acessível;
  • Aliança Francesa – Panorama do Novo Cinema Francês.

Formação e debates

Entre as ações formativas, estão o 2º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem, em parceria com o Projeto Paradiso; a Aula Magna de Direção Cinematográfica com Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da PortaNarcos); e a Palestra “Distribuição e Internacionalização de Curtas”, ministrada por Ailton Franco, diretor do Festival Curta Cinema.

Por outro lado, além das mostras competitivas Curta Brasil, Curta MS e Curta Doc, o evento apresenta sessões especiais como a Mostrinha. Voltada ao público infantil. E a Sessão Acessível, com medidas de inclusão.

Em conclusão, a programação completa e os filmes selecionados podem ser conferidos no site www.festivalcurtacampogrande.com ou no Instagram @festivalcurtacampogrande.

Fonte: corixo produções