Para os fãs de ecoturismo é um prato cheio
Quem tem vontade de conhecer a maior planície alagável do mundo, mas ainda não sabe o que fazer numa viagem ao Pantanal? Aliás, contamos aqui algumas das experiências mais gostosas durante uma visita à região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
Entretanto, o Pantanal se estende pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além disso, algumas áreas do Paraguai e Bolívia. Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, a região tem uma fauna riquíssima e uma flora exuberante. Uma das portas de entrada e com melhor estrutura é a cidade de Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Para os fãs de ecoturismo é um prato cheio.
O que fazer numa viagem ao Pantanal
1. Estrada Parque
Uma das melhores maneiras de conhecer a vida selvagem pantaneira é visitando a Estrada Parque. Ao longo dos 120Km entre Corumbá e Miranda, é possível cruzar paisagens lindas e observar animais como jacaré, capivara, paca, tamanduá, quati, macaco e, com muita sorte, até a onça pintada. Dá pra fazer o passeio num tour organizado com guia (que ajuda bastante a identificar os animais e encontrar os melhores pontos de observação) ou por conta própria alugando um carro. Nas épocas de chuva, normalmente de janeiro a junho, é recomendável que o veículo seja um 4×4, já que algumas partes ficam alagadas. Percorrer a Estrada Parque leva cerca de 4h e algumas pousadas têm restaurantes ao longo do caminho.
2. Passeios de barco
Andar de barco por esses rios está para o Pantanal como o Cristo Redentor está para o Rio de Janeiro. As opções vão de passeios de chalana, barcos luxuosos e até mesmo a remo, para poucas pessoas. Os tours em barcos menores com barqueiros pantaneiros são mais interessantes já que eles têm os olhos treinados para encontrar os animais, como jacarés e aves. Você pode contratar os passeios com os hotéis. Nós fizemos com o Passo do Lontra. Se der, assista a um pôr do sol enquanto navega. É espetacular!
3. Focagem noturna
Uma das atividades mais populares no Pantanal é a focagem noturna, que pode ser feita de carro ou de barco. Como muitos animais têm hábitos noturnos, esse é um período ideal para encontrar jacarés, lobos e, mais uma vez com muita sorte, as famosas onças pintadas. Os passeios podem ser contratados nos hotéis e pousadas da região.
4. Um dia de pantaneiro
Montar num cavalo e andar pelas áreas alagadas é uma das mais autênticas experiências pantaneiras. Algumas fazendas oferecem o passeio, que costuma levar duas horas. Vivemos o dia de pantaneiro da Fazenda São João, que ainda serve um almoço com comidas típicas da região e tem redes para o merecido descanso. A Pousada Aguapé também oferece o passeio.
5. Visitar uma fazenda de jacarés
No Pantanal, não muito longe de Corumbá, você pode visitar uma fazenda de jacarés e ter a sorte de segurar um desses bichos nas mãos. A Caimasul ainda não está oficialmente aberta para visitas, mas é possível agendá-las com os proprietários.
Tem um hotel ideal para quem quer pescar na região
Nessa viagem ao Pantanal hospedar-se no Passo do Lontra Parque Hotel pode ser um boa. Pois ele é um hotel de selva simples. Mas muito procurado principalmente por famílias de pescadores que querem estrutura para pescar nos rios da região
Dica: Não esqueça de levar tênis confortáveis, boné ou chapéu, repelente e protetor solar, além de um casaco. Apesar de ser uma região muito quente, pegamos um frio digno de sul do país.