Você está visualizando atualmente Feriados terão plantões de vacinação em três unidades de saúde em Campo Grande
Os plantões de vacinação protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil e outras.

Feriados terão plantões de vacinação em três unidades de saúde em Campo Grande

O atendimento acontece de 7h30 às 17h, sem intervalo, na UBS Dona Neta, USF Moreninha e UBS 26 de Agosto

A Prefeitura de Campo Grande realiza plantões de vacinação  em três unidades de saúde nesta terça-feira (11), feriado de Criação de MS, como amanhã (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, com todas as vacinas do calendário disponíveis e também da Covid-19 e Influenza.

Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, crianças entre 1 e 4 anos vacinadas indiscriminadamente contra a poliomielite, mesmo se recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que iniciou no dia 8 de agosto, encerrada no dia 30 de Setembro com cobertura de 25% em Campo Grande. As doses continuam disponíveis em todas as unidades.

A parcial da cobertura geral da vacinação contra a doença na Capital, ou seja, no período anterior e posterior a campanha, de cerca de 74% do público de até um ano, idade em que é preconizado pelo Ministério da Saúde o rastreio das doses aplicadas. Nesta idade a meta estabelecida pelo órgão é de 95%.

Os plantões de vacinação em Campo Grande

O município conta com 73 unidades abertas durante todo o dia de segunda a sexta-feira para vacinação. Aos sábados e feriados são abertas unidades de referência e realizadas ações extramuros e itinerantes em espaços de grande circulação de pessoas, como shoppings, por exemplo.

Como uma forma de ampliar a cobertura vacinal, sobretudo das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tem intensificado as ações de vacinação nas escolas municipais infantis, as EMEIS, mesmo com o fim da campanha.

A vacina contra poliomielite protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil, e há mais de trinta anos não há novos casos registrados no Brasil. Contudo, a decisão de uma nova campanha partiu do princípio de que o vírus ainda estar circulante em alguns países e haver casos novos em locais onde não se tinha mais registro da doença, como é o caso dos Estados Unidos, que confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado em julho.

Covid-19 e Influenza

As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 poderão iniciar o esquema vacinal simultaneamente com outros imunizantes. A dose também estará disponível para os outros públicos e para quem já cumpriu o intervalo entre doses recomendo pelos fabricantes da vacina.

Quem tem 12 anos ou mais e já completou o esquema primário de vacinação há pelo menos quatro meses poderá receber o primeiro reforço. O intervalo é o mesmo para quem tomou a terceira dose e tem 35 anos ou mais, é trabalhador da saúde ou tem 18 anos ou mais e possui algum imunocomprometimento grave.

Fonte: pm campo grande