A professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e coordenadora do Mercado Escola
A Feira Agroecológica e de Economia Criativa do Integra UFMS 2024 está aberta para visitação de toda a comunidade durante o maior evento científico de Mato Grosso do Sul.
Dessa forma, a ação realizada de hoje, 21 a 25 de outubro, das 9h às 17h, no Mercado Escola da UFMS, localizado ao lado do Ginásio Moreninho, na Cidade Universitária.
A iniciativa terá a participação de comerciantes e expositores de projetos vinculados ao Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa; iniciativas de pesquisa ou extensão com desenvolvimento de produtos alimentícios, artísticos ou químico-farmacêuticos artesanais produzidos a partir de matérias-primas dos biomas Cerrado e Pantanal; produtores vinculados à Feirinha Agroecológica da UFMS; comunidades tradicionais e povos originários; e agricultores familiares, associações de agricultores e empreendimentos solidários.
Por isso, a professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e coordenadora do Mercado Escola, Aline Gomes da Silva, convida a população para participar da programação.
“A Feira Agroecológica e de Economia Criativa do Integra UFMS 2024 será um espaço de visitação e convivência para toda a comunidade. Além de hortifruti, compotas, doces e condimentos, teremos muitas opções de bolsas, acessórios, decoração e saboaria artesanal”, explica.
“Contaremos ainda com uma pracinha de alimentação, onde as pessoas poderão desfrutar de diversas opções de alimentos para lanches e almoço. Mas, convido a toda a comunidade para vir conhecer, desfrutar e prestigiar o trabalho dos nossos empreendedores familiares e da economia criativa”, reforça a coordenadora.
Economia criativa é um setor econômico que se baseia na criatividade, no capital intelectual e na inovação para produzir e distribuir bens e serviços:
- É um conceito amplo que envolve a criação, produção, distribuição, circulação, difusão e consumo de produtos e serviços
- É impulsionada pela inovação e originalidade, e exige a constante geração de novas ideias e abordagens criativas
- Engloba atividades relacionadas à arquitetura, design, artes, moda, cinema, audiovisual, literatura e artes cênicas
- É um conceito amplo que envolve a criação, produção, distribuição, circulação, difusão e consumo de produtos e serviços
A tecnologia é um segmento valorizado na economia criativa, com a indústria 4.0, o big data e o desenvolvimento de softwares sendo áreas de destaque. A economia criativa é um setor importante para a economia global e brasileira.
Fonte: UFMS