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Existe o risco e não é só para a safra verão

Fechamento de portos na China pode afetar agronegócio do Brasil

Aumenta risco de falta de insumos com operações suspensas dos portos chineses

A China vive um surto de Covid-19 e isso tem causado lockdowns e várias outras ações, como endurecimento de regras no transporte de produtos. No porto de Quingdao, as cargas de algodão agora precisam ser desinfectadas. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão, a medida tem gerado atrasos e custos adicionais. Já o  porto de Ningbo chegou a ter atividades parcialmente suspensas. Ele é o terceiro maior porto de contêineres do mundo.

Agronegócio tem na China o principal parceiro comercial

O agronegócio tem na China o principal parceiro comercial e já sente efeitos na dinâmica do mercado de insumos. Segundo levantamento do Itaú BBA, 38% das importações de defensivos vem do país asiático. Entre os herbicidas, a China é responsável por quase 100% da origem do glifosato, um dos químicos mais usados na agricultura brasileira.

Existe o risco e não é só para a safra verão do agronegócio

Várias empresas tiveram problemas, sim. Existe o risco e não é só para a safra verão. Muitas empresas conseguiram antecipar suas compras. Mas estou preocupado com o final do ano e começo do ano que vem e com a safra do ano que vem, estou preocupado sobre como a China vai reagir. Hoje existe um risco que pode afetar a entrega de produtos ainda nesta safra, mais ainda os produtos programados para novembro e dezembro.”

A CropLife Brasil, entidade que representa empresas de insumos, teme que a logística piore e cause prejuízos à agricultura às vésperas do início de uma nova safra no Brasil, me disse o presidente Christian Lohbauer. “A paralisação de um, dois ou três portos, entre os quais os mais importantes portos chineses, mesmo que parcialmente, tem um efeito preocupante, ainda mais num ambiente onde já é difícil retomar o comércio internacional.

Um momento de curto prazo

Se a situação já é sensível, ela deve piorar porque evidentemente uma série de pedidos e insumos importantes que vem daquele país para a agricultura brasileira podem sofrer algum tipo de impacto. Então vamos pensar que isso seja um momento de curto prazo onde eles estejam fazendo um ajuste para que isso não permaneça assim, senão a gente pode ter risco de abastecimento e insumos necessários para a agricultura brasileira.”

Segundo o analista de mercado de fertilizantes da consultoria StoneX, Marcelo Mello, os efeitos indiretos dos problemas logísticos também tendem a se agravar. “A China, além de ser grande exportador de fosfatados e nitrogenados, ela é o maior importador de commodities em diversos segmentos, incluindo petróleo, commodities, minérios.

Dessa forma, a retenção de navios esperando causa um efeito dominó em todos esses mercados, reduzindo a disponibilidade de contêineres e navios disponíveis, o que evidentemente aumentaria o custo de frete marítimo, impactando exportações e importações brasileiras, mesmo de mercados que estejam fora da rota Brasil – China. A situação já vem ocorrendo, está um caos no mercado de fretes internacionais, mas a situação se intensificou ainda mais mesmo que temporariamente”

Aumento expressivo de preço do fertilizante de janeiro até agora no agronegócio

Ft:jovempan