Famílias de baixa renda podem solicitar a troca das antenas parabólicas em 36 municípios de MS
Em 36 municípios de MS (Mato Grosso do Sul), famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a instalação dos kits gratuitos de antenas parabólicas digital.
Contudo, a substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado.
“O modelo antigo das parabólicas sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência. Com o avanço da quinta geração para redes móveis pelo país, a distribuição dos kits vem atingindo cada vez mais cidades. Além de garantir mais qualidade de som e imagem, as parabólicas digitais permitem que as famílias continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade”, explica o ministro da Comunicações, Juscelino Filho.
“É importante reforçar que o agendamento e a instalação são gratuitas”, completou. Em Mato Grosso do Sul 36 municípios já contam com o agendamento para a troca de kits.
Municípios
Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
Por isso, a ação coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Sendo assim, o kit gratuito composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.
A instalação feita por técnicos do Siga Antenado que até a residência dos beneficiários no dia agendado. Para que a troca efetivada, o beneficiário precisa ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
Fonte: gov.ms