Famílias de Campo Grande aumentaram intenção de consumo
De acordo com os dados do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), em julho, as famílias de Campo Grande aumentaram a intenção de consumo em 3,8% na comparação com junho. Informações foram divulgadas na Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Segundo o documento do IPF-MS, o aumento se deve especialmente às famílias com renda de até 10 salários mínimos, grupo em que a intenção de consumo saiu da chamada ‘zona negativa’: abaixo de 100 pontos, atingiu 103,3 pontos, um salto de 4,1%.
Segundo Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF-MS, a reação no índice tem grande influência da sazonalidade. “Estamos próximo ao Dia dos Pais, que é data muito importante no calendário sazonal. Ademais, essa data deve movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia do Estado”, aponta.
Entre as famílias de maior poder aquisitivo, o ICF cresceu 2,4%. Além disso, essa faixa de renda segue acima da marca da zona positiva, em 116,6 pontos. Em relação aos indicativos que compõem o ICF, quase todos tiveram reação positiva em julho. Destacam-se a perspectiva profissional (+6,6%), o nível de consumo atual (+5,8%) e a avaliação do momento para compra de bens duráveis (4,2%).
Perspectivas profissionais positivas
A maioria dos entrevistados tem perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses (60,3%). Por outro lado, quando questionados sobre o nível de consumo atual, 31,7% dos entrevistados referem uma redução, enquanto 16,3% dizem estar comprando mais e 51,9% mantiveram o consumo em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento da intenção de consumo em julho sinaliza uma reação importante da economia local, o que, consequentemente, pode impulsionar o comércio e o turismo. Além disso, a influência das datas sazonais, como o Dia dos Pais, reforça a importância do planejamento estratégico para os setores envolvidos.
Ademais, a melhora na perspectiva profissional demonstra otimismo que pode refletir no consumo futuro. Contudo, ainda há desafios, já que parte da população relata redução no consumo. Portanto, é necessário acompanhar esses indicadores com atenção para sustentar o crescimento e promover políticas que incentivem a confiança dos consumidores.
Fonte: Fecomércio-MS