Projeto de extensão da Faculdade de Computação visa ao descarte e Arrecadação de lixo eletrônico ,equipamentos que não funcionam mais e ao reaproveitamento dos que estão em condições de uso
Entre 20 e 23 de setembro, a Faculdade de Computação (Facom) realiza a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico.
A ação em projeto de extensão e, assim, ampliamos a participação para estudantes de toda a Facom para atuarem como voluntários na comissão organizadora.
Nossa expectativa inicialmente é que, o projeto de Arrecadação Lixo Eletrônico daqui pra frente, se torne uma ação anual”, explica Luciana.
A coordenadora do projeto detalha que os interessados podem entregar: computadores, notebooks, mouse, tablets, celulares, teclados, videogame.
Em suma os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em geral de pequeno porte, ou, ainda, partes dos itens eletrônicos.
“Não receberemos apenas televisores de tubo, do mesmo modo as pilhas e lâmpadas”, reforça Luciana.
Centralizaremos a entrega dos itens em frente à entrada da Facom, chamando a atenção dos estudantes que poderão, durante a Semana.
“Inicialmente ir até lá e, além de entregar seus itens, também pegar aqueles que podem ter alguma serventia, ”, comenta a professora.
Para a ação, a Facom conta com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade (Dides).
Esses resíduos podem conter substâncias tóxicas e metais pesados, como o chumbo do mesmo modo o mercúrio, cromo capazes de contaminar o solo, a água e os alimentos.
A reciclagem de aparelhos eletrônicos têm mais potencial do que só reduzir os impactos do descarte de resíduos.
É também uma alternativa à mineração convencional que pode gerar novos modelos de negócio gerando empregos.
Contribuindo para uma economia circular e à controlar a emissão de gases de efeito estufa
Em suma são gerados no mundo é coletado e reciclado, para a pesquisadora há uma enorme oportunidade de reversa a fim de preservar o meio ambiente.
Fonte:UFMS