Você está visualizando atualmente Faculdade de Dourados oferece assistência jurídica gratuita para população de baixa renda
A Faculdade Anhanguera de Dourados, está oferecendo assistência jurídica gratuita para moradores que recebem até dois salários mínimos. Foto: Divulgação

Faculdade de Dourados oferece assistência jurídica gratuita para população de baixa renda

Serviço busca auxiliar moradores com questões jurídicas em diversas áreas do direito

A Faculdade Anhanguera de Dourados, a 250 km de Campo Grande, está disponibilizando assistência jurídica gratuita para moradores da cidade e região com renda familiar de até dois salários mínimos.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h30, irá atender quem necessita de orientação nas áreas de direito cível, família, defesa do consumidor e também oferece apoio especializado para casos de superendividamento, em colaboração com o Procon.

O serviço busca beneficiar a comunidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática, ampliando a experiência acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho. Bruno Rumiatto, coordenador do NPJ, destaca a importância do projeto: “Nosso objetivo é oferecer suporte a pessoas com limitações financeiras, enquanto os alunos ganham experiência em situações reais, uma etapa essencial para sua formação.”

Serviço

Assistência Jurídica Gratuita
Local
: Faculdade Anhanguera de Dourados
Endereço: Rua Manoel Santiago, 1155 – Bloco B, sala 1, Vila São Luiz, Dourados – MS, 79825-150
Dias e horários: segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30
Agendamento: (67) 3416-8146

Sobre NPJ

Por fim, entenda sobre a sigla NPJ

A sigla NPJ vem de Núcleo de Prática Jurídica. O NPJ é um laboratório de práticas jurídicas, do curso de bacharelado em Direito. Realizado por alunos do sétimo ou oitavo período da graduação em Direito.

Essa prática surgiu em 1994 e hoje é obrigatória e está presente em todos os cursos de Direito do país.

Consiste, então, em um modelo de práticas jurídicas, que podem ser reais ou não. Isto é, com casos reais ou produzidos pelos professores, que faz com que os alunos do curso tenham experiência na área.

O núcleo deve se moldar, então, à disposição do projeto pedagógico do curso de Direito, mas não se limitar a ele. Isto é, cada universidade deve fazer o regulamento próprio do seu NPJ, que deve conter informações sobre a organização do projeto, as modalidades de operação, a forma de avaliação das atividades, quais atividades serão realizadas. E outras informações que a instituição achar necessárias.

Fonte: NPJ/fac. Anhanguera