O número está 16,2% abaixo da média diária verificada no mês completo do ano passado.
A média diária no acumulado do mês aumentou em relação à primeira semana de fevereiro, que somou 236,7 mil toneladas por dia útil.
O Brasil está no meio dos trabalhos de colheita de uma safra que deve ser recorde, e a expectativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) é de que o maior exportador mundial da oleaginosa registre o melhor mês de fevereiro de sua história na exportação de soja, segundo previsão divulgada na véspera, apesar de uma leve redução na projeção semanal.
Os números da Anec podem variar em relação aos dados oficiais.
O volume contabilizado pela Anec algumas vezes difere dos números do governo por considerar os embarques efetivados — além da programação dos navios para as projeções.
No caso da Secex, o órgão utiliza documentos de exportação que nem sempre chegam ao registro do governo na mesma velocidade dos embarques.
Sobre a soja
Por fim, descubra duas curiosidades sobre a soja.
A soja não é originária do Brasil. Ela surgiu na Ásia, especialmente na região da atual China, há mais de 5 mil anos. Só começou a ganhar força no Brasil no século XX — e hoje o país é um dos maiores produtores e exportadores do mundo.
Apesar de muita gente associar a soja apenas ao óleo e ao farelo, cerca de 70% da produção mundial é destinada à alimentação animal. Ela é base da ração de aves, suínos e bovinos, o que faz da soja uma peça-chave na cadeia global de proteínas.
Fonte: cnn



