No momento, você está visualizando Exportação de carne suína bate recorde em janeiro
Segundo dados da Secex, exportação de carne suína bateu recorde em janeiro. Foto: Freepik

Exportação de carne suína bate recorde em janeiro

O Brasil fechou janeiro com a exportação de 115 mil toneladas de carne suína

O Brasil fechou janeiro com a exportação de 115 mil toneladas de carne suína, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) compilados pelo Cepea (Centro de Pesquisa em Economia Avançada) divulgados (12). Esse é um recorde para o setor na série histórica do Cepea, que monitora as informações desde 1997.

O valor representa uma alta de 10% no volume exportado ao exterior. Se comparado ao primeiro mês do ano passado, quando o Brasil exportou 104 mil toneladas

No entanto, quando a comparação é entre meses do ano, o recorde de janeiro representa uma queda de 15% em relação às 136 mil toneladas embarcadas em dezembro de 2025. É a maior retração entre os meses desde 2022. 

Segundo os pesquisadores do Cepea, o bom resultado obtido em janeiros podem refletir em mais um ano de recordes nas exportações de carne suína.

Sobre a carne suína

Por fim, confira três curiosidades sobre a carne suína.

A carne suína lidera o consumo mundial de proteína animal, e países como a China impulsionam essa demanda com uma forte tradição culinária baseada no porco. Dessa forma, a ampla variedade de preparos, que vai de pratos típicos a produtos industrializados, mantém o consumo elevado e constante ao longo dos anos.

 O Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de carne suína do mundo. Abastecendo tanto o mercado interno quanto países como China e Filipinas. Nesse sentido, o setor investe em tecnologia, genética e controle sanitário. O que aumenta a produtividade e garante padrões rigorosos de qualidade para competir no mercado internacional.

Por fim, a carne suína oferece cortes cada vez mais magros e saudáveis, resultado de avanços na nutrição e no melhoramento genético dos animais. Cortes como lombo e pernil apresentam alto teor de proteína, vitaminas do complexo B — especialmente B1 (tiamina) — e minerais como ferro e zinco, que fortalecem o metabolismo e contribuem para o bom funcionamento do organismo.