O National Drought Group, agência do Reino Unido, pediu que a população apague e-mails para economizar água em meio à seca histórica
O National Drought Group do Reino Unido está pedindo que a população adote hábitos simples para enfrentar a seca que atinge o país, incluindo ações incomuns como excluir e-mails e fotos antigas para economizar água.
A recomendação, divulgada (12), relaciona a limpeza digital ao uso de água por data centers, responsáveis por armazenar arquivos e manter servidores refrigerados – processo que pode consumir mais de 25 milhões de litros de água por ano em instalações de pequeno porte.
Contribuição coletiva para poupar água
- Embora autoridades reconheçam que empresas e formuladores de políticas possam ter impacto muito maior, destacam que decisões individuais podem contribuir para preservar rios e a vida selvagem.
- Ações como fechar a torneira, consertar vazamentos ou otimizar o armazenamento online são listadas
- “Escolhas simples e cotidianas também ajudam muito no esforço coletivo”, disse Helen Wakeham, Diretora de Água da Agência Ambiental, em comunicado à imprensa.
Seca histórica na região
O apelo ocorre em meio à quarta onda de calor do verão e ao período de seis meses mais secos desde 1976. Cinco regiões já declararam estado de seca, e outras seis vivem “tempo seco prolongado”. Portanto, após campanhas de conscientização, a demanda por água caiu 20% em parte do país.
Especialistas apontam que a transição para energias renováveis e novas tecnologias de resfriamento pode reduzir o uso de água nos data centers. Desse modo, empresas como a Microsoft já testam alternativas, como servidores submersos e resfriamento com líquidos especiais.
Sobre os data centers
Por fim, confira duas curiosidades sobre os data centers responsáveis por armazenar arquivos e manter servidores refrigerados.
Eles geram muito calor — O funcionamento constante dos servidores faz com que a temperatura interna suba rapidamente. Por isso, data centers usam sistemas de refrigeração tão potentes que, juntos, podem consumir quase tanta energia quanto os próprios computadores.
Ficam em lugares frios de propósito — Muitas empresas constroem data centers em regiões de clima frio, como na Islândia ou no norte da Suécia, para aproveitar o ar gelado e reduzir o custo com refrigeração.
Fonte: olhar digital