Evento do MPT em Mato Grosso do Sul é realizado simultaneamente em todo o país em alusão ao Dia Nacional de Luta dos PCDs celebrado hoje (21).
O Reconecta, evento organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para a promoção, inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência (PCDs), já conta com mais de 150 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul, direcionadas às pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS. São oportunidades de trabalho presenciais e remotas, em diversas áreas de conhecimento, para todos os níveis de escolaridade e em várias regiões do estado.
Realizada simultaneamente pelo MPT em diversos estados nos dias 20 e 21 de setembro, a programação do Reconecta tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre as condições das pessoas com deficiência e fomentar o respeito pelos seus direitos e dignidade. A data é escolhida em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado amanhã (21), e instituído pela Lei Federal nº 11.133.
O MPT divulgou, em agosto, no âmbito da ação “Reconecta”, convidando os empregadores interessados em divulgar vagas durante o evento. Ao todo, 14 empregadores do estado se inscreveram para participar, e ofertam pouco mais de 150 oportunidades.
“O que percebemos, na prática, durante a nossas investigações é que não há interesse das empresas em contratar pessoas com deficiência, e se amparam em uma série de justificativas para o não cumprimento da Lei de Cotas, que vão desde a dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada ao interesse destas pessoas em manter benefícios continuados. Contudo, o que vemos são vagas com baixos salários, exigências de escolaridade incompatíveis com a função a exercida, entre outros fatores que certamente não favorecem a efetiva contratação”, considera a procuradora do Trabalho Rosimara Caldeira, que é coordenadora de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT-MS.
Mural de vagas PCDs x MPT do Mato Grosso do Sul
O mural que divulga as vagas para trabalhadores de Mato Grosso do Sul. As demais vagas divulgadas, para todas as regiões do país, podem acessadas pelo site oficial do Reconecta. São mais de 3 mil oportunidades em todo o Brasil para trabalhadores em busca de uma colocação formal e inclusão no mercado de trabalho.
Além de fazer a ponte entre empregadores e pessoas com deficiência, o evento conta com uma extensa programação de debates, workshops, ações culturais, esportivas e de lazer, transmitidas ao vivo, de forma inclusiva, pelo canal do MPT no YouTube, o TVMPT, com tradução simultânea em Libras, legendas e audiodescrição.
Lei de Cotas
A ideia de criar o Reconecta surgiu da necessidade de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A lei determina às empresas contratar um percentual que varia de 2% a 5% de pessoas com deficiência.
De acordo com a legislação, empresas com 100 ou mais funcionários devem contratar pessoas reabilitadas ou com deficiência. Principalmente pois a porcentagem depende do número de empregados de cada empresa. Por exemplo, empresas que possuem entre 100 e 200 empregados estão obrigadas ter em seu quadro 2% de funcionários que sejam pessoas com deficiência.
Assim como em organizações com um número de 201 a 500 trabalhadores, esse percentual sobe para 3%. Quando composta por 501 a 1.000 funcionários, a empresa deve então ter em seu quadro de funcionários 4% de trabalhadores com deficiência. Grandes empresas com mais de mil colaboradores devem ter 5% de pessoas com deficiência em seu quadro de trabalhadores.
Programação regional
Em Mato Grosso do Sul, a programação regional contudo apresentou o processo de busca ativa, recrutamento e seleção de profissionais com deficiência.
Em suma os benefícios para o ambiente corporativo e o impacto social da contração deste público, além de outras experiências bem-sucedidas da empresa nesta temática. A Plastrela mantém uma unidade de produção de embalagens flexíveis pois é no município de Aparecida do Taboado (MS).
Fontes: PRT.24.MPT, correiodoestado