Você está visualizando atualmente Evento da Sociedade Psicanalítica de MS debate o suicídio
Iniciativa Psicanalítica realizada de forma online. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública

Evento da Sociedade Psicanalítica de MS debate o suicídio

Iniciativa será realizada de forma online em MS, nesta quarta-feira (14). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública.

A Sociedade Psicanalítica de MS (SMPS) promove nesta quarta-feira (14), um evento para debater o suicídio. Coordenado pela psicanalista Terezinha Alcântara Silva e com a participação do analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e professor da Universidade Estadual de Campinas, Roosevelt Cassorla, a atividade será online.

As inscrições podem ser feitas na página da SMPS. Para acessar clique aqui. A taxa de inscrição é de R$ 20, mas membros e candidatos a integrantes da entidade são isentos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública. No mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida, sendo a maioria delas nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Roosevelt Cassorla, o suicida não está procurando a morte, mas está fugindo de algo aterrorizante. Aponta ainda que a maioria das pessoas que pensam em se suicidar está descrente e não consegue ver qualquer saída, mas essas saídas existem e encontradas, desde que ela se permita ser ajudada.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo!

Em suma O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde OMS em 2019, registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.

Fonte: grupoadonai