Você está visualizando atualmente Estudantes de Dourados serão atendidos por consultório itinerante
A Prefeitura de Dourados e a UFGD firmaram parceria para atendimento dos estudantes em um consultório oftalmológico itinerante.

Estudantes de Dourados serão atendidos por consultório itinerante

Prefeitura de Dourados e UFGD firmam parceria para cedência de caminhão contêiner equipado com toda estrutura

Alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) ganham um reforço considerável no atendimento de saúde. A Prefeitura de Dourados e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) firmaram parceria para atendimento dos estudantes em um consultório oftalmológico itinerante.

Dessa forma, o prefeito Alan Guedes e o professor Jones Dari Goetter, reitor da UFGD, assinaram o termo para a cessão de um caminhão equipado com toda a estrutura necessária.

O veículo cedido à administração municipal doado ao Hospital Universitário da UFGD por meio do extinto projeto Consultórios Itinerantes, uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde, implementada em 2013, com o objetivo de proporcionar atendimentos em oftalmologia e odontologia à população, com prioridade para estudantes inseridos nos programas Brasil Alfabetizado e Saúde na Escola.

Além do caminhão contêiner, integram o conjunto mais de 20 equipamentos médico-hospitalares, podendo integrada de imediato ao serviço de assistência à saúde oftalmológica. Mas, em Dourados consultório itinerante ainda é dotado de aparelhos de ar condicionado, armários, mesas e cadeiras de escritório e mobiliário ambulatorial.

Integração universidade e sociedade

O equipamento entregue à Prefeitura de Dourados todo revisado e já pode ser utilizado pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde). De acordo com o prefeito, a estrutura oferecida pelo UFGD deve ajudar acabar com o déficit de crianças com acuidade visual nas escolas de Dourados.

“Muitas vezes as crianças não identificam, não sabem que têm um problema visual. A criança miope não conhece a realidade até usar uma lente que corrige a visão e às vezes isso acontece tardiamente. Eu sou miope, comigo detectado aos dez anos de idade. Com apoio das unidades escolares, dos professores, esperamos ajudar essas crianças ainda mais cedo, o que pode ser decisivo para melhorar a capacidade de aprendizado desses alunos”.

Segundo Alan Guedes, o aluno que diagnosticado com algum problema na visão, deve receber óculos apropriado para cada caso.

“Esse é um compromisso público entre a UFGD e a Prefeitura de Dourados. A gente leva o caminhão e depois oferece as lentes para que a criança possa ter essa acuidade corrigida”, completou o prefeito.

Sendo assim, para Jones Dari Goetter, essa parceria entre a UFGD e a Prefeitura de Dourados faz parte da integração da instituição com a realidade do município.

“Precisamos enxergar a universidade como parte da vida da região da Grande Dourados. Vivemos um novo momento da história das universidades como um todo, em especial as públicas como a UFGD e a Uems, e temos um desafio fundamental que é construir condições melhores para toda a população e nessa relação contamos com parceiros fundamentais, como a Prefeitura de Dourados e a Câmara Municipal”, concluiu o reitor.

Fonte: pm dourados