Entre esta sexta-feira (25) e sábado (26), o tempo vai continuar firme em MS, com poucas nuvens no céu e sem chuvas no estado, confira
O tempo segue firme e com poucas nuvens em todo Mato Grosso do Sul (MS) entre esta sexta-feira (25) e sábado (26), devido à atuação de um sistema de alta pressão que mantém a atmosfera estável e impede a formação de chuvas. Em Campo Grande, a previsão indica mínima entre 19°C e 21°C e máxima entre 30°C e 32°C.
A presença de ar seco provoca queda nos níveis de umidade relativa do ar, que devem variar entre 15% e 30%, configurando estado de atenção para a saúde da população. Por isso, as autoridades recomendam cuidados como manter os ambientes umidificados, beber bastante água e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.
Sobretudo, além do desconforto, essa combinação de calor e baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais, o que exige atenção redobrada com o uso de fogo e atividades que possam gerar faíscas.
Os ventos em Campo Grande sopram do norte com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, podendo atingir rajadas acima desses valores em pontos isolados.
Mudança no tempo a partir de domingo
A partir de domingo (27), o tempo começa a apresentar mudanças em Mato Grosso do Sul. Embora o sol ainda predomine, haverá aumento de nuvens com possibilidade de chuvas fracas a moderadas e, em pontos isolados, tempestades com raios e rajadas de vento.
Essa instabilidade é provocada pela aproximação de uma frente fria, combinada ao transporte de calor e umidade vindos do norte do país. Todavia, além da presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e cavados atmosféricos.
Para Campo Grande, a previsão indica mínima entre 17°C e 21°C e máxima de até 32°C no domingo. Sobretudo, os ventos mudarão do norte para o sul ao longo da segunda-feira (28). Mantendo intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, com possíveis rajadas superiores.
Temperaturas mais baixas na próxima semana
Entre terça e quarta-feira, com a chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas no Estado podem registrar os valores mais baixos do período. Contudo, no sul, sudeste e sudoeste, as mínimas podem cair para entre 8°C e 12°C, com algumas regiões chegando a 5°C a 7°C.
Em conclusão, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) orienta a população a se preparar para a queda brusca de temperatura. E a se manter atenta às atualizações meteorológicas.
Fonte: Cemtec